ECONOMIA INTERNACIONAL
Japão entra em recessão após economia recuar 0,4% no trimestre
Na comparação entre julho e setembro de 2013, queda é de 1,6%.
Em 17/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A economia japonesa, a terceira maior do mundo, entrou em recessão após um segundo trimestre seguido de retração, demonstraram dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (17), o que representa um golpe nos esforços de Tóquio de superar anos de lento crescimento.
O PIB do país encolheu 0,4% no período de julho a setembro. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o recuo foi de 1,6%, uma cifra pior do que se previa.
O anúncio também é uma má notícia para o premiê Shinzo Abe, que deve anunciar eleições antecipadas na terça-feira (18).
O segundo trimestre consecutivo de contração, diante da previsão de crescimento de 2,1% em pesquisa da ägência Reuters, reforça os sinais de que a terceira maior economia do mundo tem mostrando recuperação lenta do consumo depois do primeiro aumento de impostos em abril.
O aumento de impostos de abril a 8%, ante 5%, levou a uma contração econômica de 7,3% no segundo trimestre, em dados revisados, a maior queda desde a crise financeira global.
Uma autoridade próxima ao premiê disse à Reuters que Abe adiaria o segundo aumento e convocaria eleição geral, num esforço para seguir no poder.
Em comparação com o segundo trimestre, a economia japonesa teve contração de 0,4% ente julho e setembro, após uma queda revisada de 1,9% entre abril e junho. Economistas esperavam crescimento de 0,5%.
No final de outubro, a China anunciou que seu PIB desacelerou no terceiro trimestre, ficando em 7,3% na comparação anual.
Com o mercado imobiliário cada vez mais pesando sobre a indústria e o investimento, a leitura foi a mais fraca para a segunda maior economia do mundo desde o início de 2009, quando a taxa de crescimento caiu para 6,6%. Na comparação trimestral, o crescimento desacelerou para 1,9%.