TEMAS GERAIS

Jayme Santos Neves arquiva mais de 300 mil documentos em papel

O Same é responsável pela guarda do prontuário de cada paciente.

Em 27/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em menos de dois anos de funcionamento, o Serviço de Arquivo Médico (Same) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, contabiliza mais de 97 mil prontuários e um valor superior a 220 mil atendimentos, todos em papel. Os documentos ficam armazenados no setor, que ocupa uma espaçosa sala no primeiro andar do hospital.
 
O Same é responsável pela guarda do prontuário de cada paciente. O documento é de propriedade do cliente, mas, segundo determinação do Conselho Federal de Medicina, cabe a cada instituição hospitalar conservá-lo por um período de 20 anos.
 
“O paciente veio ao hospital dez vezes, todos esses documentos gerados nas dez visitas à instituição são entregues aqui no Same e nós temos a responsabilidade de guardá-los. Todos os atendimentos ficam armazenados em uma única pasta nominal àquele paciente”, disse Ludmila Seixas, arquivista do Same.
 
O prontuário médico é um importante conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados a registrar todas as informações referentes aos cuidados médicos prestados ao paciente. Nesse sentido, qualquer paciente que desejar ter acesso aos seus prontuários pode solicitar ao Same. Mensalmente, o setor recebe cerca de 220 pedidos de prontuários.
 
“A procura é significativa e é possível atender a esse número graças à organização da equipe. Administramos o setor de forma que seja possível localizar qualquer documento” disse Ludmila Seixas.
 
Você sabia?
 
- O prontuário do paciente é o conjunto de documentos que relatam a história e a vida clínica do paciente.
 
- O prontuário do paciente tem um valor imensurável para a instituição, para o próprio paciente, para os membros da equipe de saúde e é de grande utilidade para o ensino e para a pesquisa.
 
- Sendo um documento muito importante, o prontuário do paciente deve receber um tratamento diferenciado, ou seja, ser melhor elaborado e manuseado com mais cuidado, zelando-se pela integridade dos seus componentes.
 
- O prontuário do paciente pode ser um instrumento de defesa ou acusação, dada a sua elaboração. É um instrumento legal que comprova o atendimento prestado ao paciente e possibilita uma análise acurada dos fatos ocorridos com ele.
 
Fonte:PMVV