MOTOR
Jerez, dia 4: Kimi faz melhor tempo da semana, e Ericsson põe Sauber em 2º
Com Felipe Massa, Williams conquista quinta posição
Em 04/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Entre otimistas e desconfiados, fato é que Ferrari e Sauber começaram 2015 da forma mais promissora possível. As duas equipes dominaram a tabela de tempos nos quatro dias de testes em Jerez de la Frontera, na Espanha - com direito a liderança da escuderia suíça e do brasileiro Felipe Nasr na terça-feira. Nesta quarta, que marcou o encerramento da primeira bateria da pré-temporada, Kimi Raikkonen anotou o melhor tempo da semana (1m20s841) e recolocou o time de Maranello no topo, seguido pelo companheiro de Nasr, Marcus Ericsson (+1s178). O atual campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o terceiro (+1s331), e a Williams de Felipe Massa terminou na quinta posição (+2s275).
Os pilotos se preparam agora para mais duas sessões de testes da pré-temporada, ambas em Barcelona, de 19 a 22/02 e de 26/02 a 1º/03. A primeira etapa do campeonato está marcada para o dia 15 de março, na Austrália. Clique aqui e confira o calendário completo.
Kimi Raikkonen é o mais rápido da semana
Depois de ver o companheiro Sebastian Vettel liderar os dois primeiros dias de testes em Jerez, Raikkonen acabou ofuscado pelo novato Felipe Nasr, que colocou a Sauber no topo da tabela de tempos na terça-feira. Mas o "Homem de Gelo" preferiu não correr o risco de ser relegado a segundo plano no derradeiro teste no circuito da Andaluzia. Único a virar na casa de 1m21s, o finlandês explorou todo o potencial da Ferrari para cravar a impressionante marca de 1m20s841, registrando o melhor tempo de toda a semana.
Ericsson desbanca Lewis Hamilton e é 2º
Com a pressão de tentar repetir o feito do companheiro Nasr, Ericsson demorou para chamar a atenção nesta quarta-feira. O sueco ficou boa parte do teste em quarto, atrás de Kimi, Hamilton e do calouro Max Verstappen, da STR. Com pouco mais de meia hora para o encerramento das atividades, o piloto de 24 anos abusou dos pneus macios e anotou 1m22s019, ficando a 1s178 de Raikkonen. Ericsson também foi responsável por uma das bandeiras vermelhas da sessão, já a poucos minutos do final, por ter ficado sem gasolina na pista.
Hamilton tem maior quilometragem do último dia
Com desempenho apagado em relação às equipes com motor Ferrari, a Mercedes foi "acusada" de guardar munição para os próximos dias. A atual campeã do Mundial de Construtores teve um foco mais voltado para a simulação de corridas e para testar a confiabilidade do carro, o que explica o fato de Lewis Hamilton ter percorrido a maior quilometragem desta quarta-feira, completando 114 voltas a bordo do W06 Hybrid. No dia em que o término com a namorada Nicole Scherzinger veio à tona, o piloto das Flechas de Prata marcou o terceiro tempo (1m22s172).
Massa foca no comportamento do carro
Assim como a Mercedes, o foco da Williams em Jerez foi observar o comportamento do carro e dos vários sistemas em condições mais próximas às de uma corrida, deixando a velocidade em segundo plano. Como resultado, Felipe Massa fez apenas o quinto melhor tempo desta quarta-feira (1m23s116), logo atrás do estreante Verstappen, da STR. O brasileiro completou 73 voltas no circuito espanhol. No dia anterior, Massa se mostrou satisfeito e empolgado com o FW37, e disse que o modelo está melhor que o utilizado pela equipe britânica no ano passado.
Button diminui distância da McLaren
Diante de uma situação extremamente complicada, por causa da introdução do novo motor Honda, a McLaren está na fase de comemorar cada pequena conquista. Durante o teste desta quarta-feira, a escuderia britânica usou as redes sociais para elogiar o esforço de Jenson Button, que colocou o MP4-30 na casa de 1m27s pela primeira vez em Jerez. Até então, a melhor marca do carro era 1m35s553, registrada no dia anterior por Fernando Alonso. A baixa quilometragem, no entanto, ainda é motivo de preocupação. Alegando problema na bomba de combustível, a escuderia encerrou as atividades com apenas 35 voltas completadas.
Confira os resultados desta quarta-feira em Jerez:
1 - Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m20s841 (106 voltas)
2 - Marcus Ericsson (Sauber): 1m22s019 (112)
3 - Lewis Hamilton (Mercedes): 1m22s172 (117)
4 - Max Verstappen (STR): 1m22s553 (97)
5 - Felipe Massa (Williams): 1m23s116 (73)
6 - Romain Grosjean (Lotus): 1m23s802 (53)
7 - Daniil Kvyat (RBR): 1m23s975 (64)
8 - Jenson Button (McLaren): 1m27s660 (35)
Fonte:GloboEsporte