CIDADE
João Neiva oferece reabilitação física e funcional gratuitos
O Crefneiva faz tratamentos para reabilitação física e funcional em diferentes especialidades.
Em 21/07/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além dos serviços executados no próprio prédio, também há o atendimento domiciliar para as pessoas acamadas.
Você sabia que o Centro de Reabilitação Física (Crefneiva), mantido pela Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), realiza tratamentos para reabilitação física e funcional em diferentes especialidades? Além da utilização de equipamentos modernos o Crefneiva conta com uma equipe profissional capacitada para suprir as necessidades da população no que diz respeito à atenção primária especializada.
Além dos serviços executados no próprio prédio, também há o atendimento domiciliar para as pessoas acamadas. Fazem parte do time as fisioterapeutas Gisely Bobbio Neves, Bárbara Marinho Carrareto e Sarah Nascimento, além da secretária do setor, Eliani Rossoni.
As atividades são gratuitas e funcionam da seguinte forma: o paciente é encaminhado ao tratamento pelo médico (neurologista, ortopedista, reumatologista, clínico, etc) e passa por uma triagem, onde é classificada a prioridade no atendimento, conforme a gravidade e intensidade da patologia e seus sintomas. A partir de então o paciente aguarda na lista de espera até ser chamado e iniciar o tratamento.
Sarah ressalta que a presença do fisioterapeuta é muito importante na equipe multiprofissional do SUS, pois a população apresenta uma grande demanda de disfunções ortopédicas (artroses, hérnias de disco, amputações, fraturas), neurológicas (sequela de AVC, lesões traumáticas, paralisias) e, atualmente, surgiu também a demanda para reabilitação dos pacientes pós-covid, com sequelas respiratórias, cardíacas e musculares. “A fisioterapia atua na reabilitação funcional do paciente, devolvendo a pessoa ao mercado de trabalho, reduzindo a dependência de cuidadores e minimizando suas dores, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida”.
Maurício Pandolfi Junior, 30, conta que a fisioterapia o ajudou muito nas duas lesões que sofreu.
“O atendimento é ótimo, os profissionais que ali trabalham são muito prestativos. O tratamento está ajudando na reabilitação e me dando confiança para que eu possa voltar à normalidade. Queria agradecer a todos os profissionais do local, pois apesar de sermos pacientes o tratamento nos faz sentir parte da equipe”.
Como os casos mais graves são prioridades para a realização da reabilitação física, os pacientes com sintomas leves acabavam esperando mais tempo nessa lista. Para atender essas pessoas, o Crefneiva começou a disponibilizar a terapia de grupo, reunindo até cinco pacientes com sintomas de leve intensidade e crônicos que não necessitam de atendimento individual.
“Com esse trabalho a prefeitura conseguiu beneficiar mais pessoas, diminuindo a lista de espera. Devido à pandemia a quantidade de vagas é reduzida, mas assim que possível aumentará e favorecerá ainda mais pacientes”, explica Bárbara.
Bárbara acrescenta que na terapia de grupo são efetuadas atividades funcionais com exercícios físicos e abordagem preventiva e de promoção de saúde.
“O projeto é inovador no município, de vanguarda. Com ele estamos conseguindo abranger a saúde física e mental do paciente, que após um ano de isolamento na pandemia pode se reunir, interagir com colegas e tornar o tratamento um momento alegre e divertido”.
A paciente Aucilene do Nascimento Castro, 58, faz a terapia de grupo e achou uma ótima ideia.
“Estou gostando muito. Dá disposição e a gente se diverte. As meninas são muito pacientes e prestativas conosco. Quando fazemos as atividades elas perguntam se está doendo algum lugar, se a gente está sentindo o esforço, se dá para continuar”.
Gisely informa que o Crefneiva atende sequelas de AVC, paciente pós cirúrgicos, doenças reumáticas, ortopédicas e musculares, entre outras.
“O local funciona de segunda a sexta, de 7 às 16h30. Os atendimentos acontecem tanto na sede quanto no domicílio do paciente, no caso dos acamados e impossibilitados de comparecerem à sede”.
Segundo as profissionais, os casos mais graves já atendidos foram: Esclerose Lateral Amiotófica (ELA), amputação de membros inferiores e superiores, tetraplegias, paraplegia, sequela de traumatismo craniano, fibrose cística, e atualmente os pacientes pós-covid que ficaram em situação grave e que foram entubados, além de sequelas de AVC.
Vale ressaltar que devido ao período pandêmico foi necessário reduzir a quantidade de pacientes atendidos por horário, para diminuir a aglomeração de pessoas.
“Acreditamos que com a vacinação de um maior número de munícipes poderemos aumentar a quantidade de pacientes atendidos por horário e reduzir assim o tempo de espera”, relata Bárbara. (Por Sumaida Zuccolotto - Ascom/PMJN)
Leia também:
> Controle interno: Vitória passou a fazer parte do Time Brasil
> Residencial Santa Cecília contemplará 35 famílias de Vitória
> Licitação da folha de pagamento renderá R$ 39,1 milhões
> Vitória convoca professores aprovados em processo seletivo
> Pazolini assina decretos que estimulam economia e gerem renda
> Novo retorno da Alexandre Buaiz liberado neste domingo (18)
> Prefeitura faz mutirão para limpeza na Ponte da Passagem
> Projovem capacita alunos para entrar no mercado de trabalho
> Controle dos semáforos do trânsito de Vitória via internet
> Trânsito é liberado na região da Basílica de Santo Antônio
> Vitória vai oferecer 100 mil consultas e exames oftalmológicos
> Esperança e alívio: Vitória vacina pessoas com 30 anos ou mais
> Vitória abre mais 5.700 novas vagas para vacinar contra a gripe
> Vitória disponibiliza fisioterapia respiratória para pacientes
> Procon de Vitória fiscaliza postos na Operação Petróleo Real
> GCMV: Prefeitura de Vitória lança a ferramenta Cerco Móvel
> Conselho dá início a nova política trabalhista em Vitória
> Operação Praia Limpa retira lixo das praias e ilhas de Vitoria
> Casa do Cidadão tem lista com 8.595 documentos perdidos
> Retirada de lixo e educação ambiental em Camburi, sábado (3)
> Prefeitura de Vitória acelera a limpeza pública e tapa-buracos
> Residencial sustentável vai beneficiar 48 famílias em Vitória
> Monumento vai homenagear profissionais da saúde em Vitória
> Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buracos na cidade
> Orla mais segura: Calçadão de Camburi recebe manutenção
> Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
TAGS: MORADIA | TRÂNSITO | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS