ESPORTE NACIONAL
Jogadores da Copa Vila Velha seguem para times profissionais
O sonho de pelo menos quatro jogadores foi realizado no final da competição.
Em 24/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Copa Vila Velha de Futebol alavanca carreiras de jogadores do município para equipes profissionais. O sonho de pelo menos quatro jogadores foi realizado no final da competição, após iniciarem negociação de contratos com dois times capixabas e um mineiro.
No último jogo das semifinais da Copa, o zagueiro Lucas Barbosa, 23 anos, que defendeu o vice-campeão Boa Vista, assinou o contrato com o time do Vitória para disputar o Campeonato Brasileiro na série D. O jogador teve passagens nos times do Vasco da Gama, Portuguesa, do Rio, e também no Rio Branco, campeão do Capixabão em 2015.
O atacante Lucas Rocha, 23 anos, que também reforçou o Boa Vista, já iniciou os treinos físicos esta semana no União Luziense, em Belo Horizonte. A equipe mineira está na fase de preparativos para a disputa da série B do campeonato mineiro a partir de agosto.
A equipe capixaba do Rio Branco também levou dois jogadores que atuaram na Copa Vila Velha de Futebol. Um deles foi o zagueiro Petróleo (Weverton da Silva Jacinto), 25 anos. O outro foi meia Thallyson. Ambos estão em fase de negociação com o time capa preta para a disputa da Copa Espírito Santo. Os dois jogadores defenderam o Hala Madrid, que saiu do campeonato municipal na fase das semifinais.
“Vila Velha é um celeiro de bons jogadores e craques de bola. E a Copa foi um momento em que eles puderam mostrar os seus talentos”, destacou o prefeito Max Filho. E acrescentou: “E muito mais do que isso, com a transmissões ao vivo pelas redes sociais, uma maior quantidade de pessoas pôde assistir e ter contato com a desenvoltura dos nossos atletas”, opinou.
O secretário de Esportes e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo, também comentou sobre a vitrine que se tornou a competição. “Nós tivemos nessa Copa uma grata surpresa quanto a qualidade das equipes e também das performances de vários atletas que conseguiram se destacar. A janela de oportunidade surgiu pela qualidade coletiva e individual de vários atletas, que tiveram a oportunidade de dar seguimento as suas carreiras”, completou.
“Achei bem organizado e competitivo”, avaliou o jogador Lucas Barbosa sobre a Copa Vila Velha de Futebol. O mesmo confidenciou o zagueiro Petróleo: “Foi isso que deu segurança para participar”, disse. O Lucas Rocha disse torcer para que mais jogares sejam revelados. “Espero que mais gente tenham os seus sonhos realizados”, opinou.
LEIA MAIS
Melhores do Mundo: Jovem canela-verde no top 3 do jiu-jítsu
O estudante canela-verde Victor Gonçalves Freire, de 17 anos, está entre os melhores lutadores do jiu-jítsu do mundo. Ele se consagrou vice-campeão mundial da categoria masculino juvenil, faixa-azul, meio-pesado, depois de quase colocar a mão no título em uma luta contra o americano Savion Maranon. Ao voltar para casa, no dia 12 último, o lutador desembarcou no Estado com mais três medalhas no peito e foi homenageado pela família e por amigos.
O vice-prefeito Jorge Carreta fez questão de ressaltar a dedicação de Victor. “A garra desse rapaz é impressionante. O comprometimento dele, o foco e os resultados mostram que Vila Velha empresta mais um superatleta ao Brasil para brilhar internacionalmente. Agora ele tem de trabalhar para chegar às Olimpíadas, que o máximo para um atleta”, disse, já entrando na torcida.
Na luta final, em 31 de maio, o título mundial ficou a apenas quatro segundos das mãos do capixaba no World Jiu-Jitsu IBJJF Championship 2019, em Long Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). Ao se ajoelhar após a luta para agradecer, Victor Freire perdeu dois pontos que o deixou em segundo lugar na competição. Ele já havia vencido os dois primeiros confrontos. (O texto continua depois da foto).
Foto: Divulgação/PMVV
Ainda nos EUA, o capixaba venceu o Campeonato Sand Diego Spring Internacional Open 2019. Em Portugal, o jovem também ficou em segundo lugar no Campeonato Europeu Odivelas realizado no início deste ano. Na galeria, o faixa-azul já coleciona 40 medalhas em títulos nacionais e internacionais.
A mãe do jovem lutador canela-verde, a servidora pública Marlene Alves, disse que não via a hora de reencontrar o filho. “Além das saudades, estamos muito orgulhosos do desempenho dele nos EUA”, alegou. E acrescentou: “Por isso preparamos uma recepção calorosa quando ele desceu no aeroporto”, disse, deixando escapar um largo sorriso de orgulho.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL