POLÍTICA INTERNACIONAL

John Kerry se reunirá com negociadores do governo colombiano e Farc em Cuba.

Kerry, chegou à Havana nesse domingo com a comitiva do presidente Barack Obama.

Em 21/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá na segunda-feira (21) em Havana com as delegações do governo colombiano e da guerrilha das Farc, que negociam um processo de paz para dar fim a mais de 50 anos de conflito.

Às 15H00 de segunda-feira (horário local, 19H00 GMT), os negociadores do governo colombiano se reunião durante uma hora con Kerry para tratar os avanços do processo, informou o Alto Comissionado pela Paz em comunicado.

Uma hora mais tarde, e separadamente, o secretário de Estado receberá a delegação de negociadores das Farc também por sessenta por minutos, no salão de protocolo de El Laguito, um complexo residencial do governo de Cuba, no setor das embaixadas, zona oeste da capital.

Kerry, que chegou à Havana nesse domingo com a comitiva do presidente Barack Obama em uma viagem histórica à ilha, garantiu na semana passada que durante sua visita queria acompanhar os avanços do processo de paz colombiano.

O encontro foi criticado pelo ex-presidente e atual senador Álvaro Uribe, o mais ferrenho opositor do governo de Juan Manuel Santos e do processo de paz com as Farc.

"Nós colombianos nos sentimos ofendidos pela reunião do governo dos EUA com as Farc, o maior cartel de cocaína do mundo, grupo terrorista", publicou o ex-presidente em sua página do Twitter.