SAÚDE
Jornada ibero-americana debate transmissão vertical de HIV e sífilis.
O evento reunirá palestrantes renomados do Brasil e países vizinhos, como Argentina, Chile e Paraguai.
Em 09/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As estratégias para diminuir a transmissão vertical de HIV e sífilis na América Latina serão debatidas em jornada internacional que será realizada nos dias 14 e 15 de novembro em Vitória. O evento reunirá palestrantes renomados do Brasil e países vizinhos, como Argentina, Chile e Paraguai. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones (27) 3636-8211, 3636-8213 e pelo e-mail dstaids@saude.es.gov.br.
Para a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Sandra Fagundes, a iniciativa será uma oportunidade para troca de experiência sobre desafios em comum com alguns países latino-americanos. “Estamos promovendo esse simpósio para discutir as melhores estratégias de redução da transmissão vertical (de mãe para filho) de HIV e sífilis no Brasil e países vizinhos, que enfrentam situações semelhantes às nossas”, explica.
A meta aceita pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) é de no máximo 0,3 casos de crianças com Aids por transmissão vertical para cada mil nascidos vivos. O Brasil está abaixo desse limite, com taxa de incidência de 0,1. O Espírito Santo apresentou 0,6 casos em 2013 e, portanto, trabalha para reduzir esse número pela metade.
“Temos que cair com essa incidência em 50%, mas trabalhamos para que nenhuma crianças nasça com Aids aqui no Estado. Para isso, intensificamos a distribuição de testes rápidos para os serviços de pré-natal e maternidades públicas e privadas e distribuímos fórmula láctea para filhos de mães com HIV (evitando a transmissão pela amamentação). Além disso, realizamos fóruns macrorregionais com profissionais da área”, ressalta ela.
De acordo com a coordenadora, a jornada ibero-americana será uma oportunidade para divulgar ações positivas colocadas em práticas aqui no Estado e absorver experiências bem-sucedidas em outros países. “A troca de experiência vai nos permitir aprender e também mostrar nossas ações colocadas em práticas. Precisamos intensificar nosso trabalho para atingirmos a meta proposta”, afirma.
Em relação sífilis, a meta da Opas é diminuir o número de transmissão vertical para 0,5 casos a cada mil nascidos vivos até 2015. A taxa nacional é de 5,5 e do Espírito Santo de 6,6, ambas dos anos de 2013.
Simpósio Estadual
Paralelamente à jornada, será realizando também o V Simpósio Estadual de DST, onde serão discutidas a prevenção e métodos para a diminuição da incidência de doenças como gonorreia, herpes, clamídia, hepatites virais e HPV.
Os dois eventos terão a participação de profissionais convidados do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Pelotas (RS) além de palestrantes de fora do país, como da Universidad de Chile, Universidad Nacional de Caaguazú (Paraguai) e Hospital Eva Perón (Argentina).
Serviço:
V Simpósio Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e II Jornada Integrada de Extensão, Inserção Ibero-Americana - estratégias para reduzir transmissão vertical de HIV e sífilis
Data: 14 e 15 de novembro
Local: Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFES, Maruípe, Vitória
Público-Alvo: estudantes e profissionais de saúde Interessados em DST/Aids
Inscrições: são gratuitas e devem ser feitas por meio dos telefones (27) 3636-8211e 3636-8213, das 08 às 17 horas, e pelo e-mail dstaids@saude.es.gov.br. Total de vagas: 200