POLICIA
José Dirceu é preso na 17ª fase da Operação Lava Jato.
Desde as 6 horas da manhã desta segunda, a Polícia Federal realiza a 17ª fase.
Em 03/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O ex-ministro José Dirceu foi preso em casa na manhã desta segunda-feira, em Brasília, na 17° fase da Operação Lava Jato. Dirceu é alvo de prisão preventiva com autorização do juiz Sérgio Moro e está sob investigação por recebimento de propina. Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Dirceu, também foi detido.
Desde as 6 horas da manhã desta segunda-feira, a Polícia Federal realiza a 17ª fase, batizada de Pixuleco. O nome faz referência ao apelido dado pelo ex-presidente do PT João Vaccari Neto à propina recebida em forma de doação eleitoral, segundo a Polícia Federal (PF).
Nesta fase, serão cumpridos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.
Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Os presos vão ser transferidos para a Superintendência da PF, em Curitiba.
Mensalão
O ex-ministro da Casa Civil cumpre, desde novembro do ano passado, sua pena no processo do mensalão do PT. Na ação, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) o consideraram culpado pela acusação de corrupção ativa.
Fonte: EXAME