TEMAS GERAIS

Jovens aprendizes são diplomados no Ceará.

Programa "Primeiro Passo" alcançou 156 jovens em 2014.

Em 13/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em Juazeiro do Norte, Ceará, 156 jovens foram diplomados, na última sexta-feira (10), em cursos de qualificação profissional, que integram o programa "Primeiro Passo". Os cursos de formação profissional são direcionados para as áreas de administração, venda e produção. Os diplomas foram entregues pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Neste ano, serão mais 168 pessoas de escolas públicas retirados de situações de vulnerabilidade social em toda a região do Cariri. No total, serão 2 mil vagas para qualificação profissional no estado.

A linha Jovem Bolsista do programa vai atender estudantes da 8ª e 9ª séries do ensino fundamental e oferece, durante cinco meses, bolsa-capacitação, uniforme, refeições e material didático. No Jovem Estagiário, os jovens da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para instituições públicas e privadas. Já o Jovem Aprendiz e o Jovem Remunerado são voltados para os alunos da 3ª série do Ensino Médio e permitem a entrada em empresas com o salário financiado pelo governo do estado.

Ao anunciar o lançamento do Encontro Nacional dos participantes do Programa Jovem Aprendiz, que será promovido em agosto, em Brasília, Manoel Dias ressaltou que o futuro do País passa pela formação da nova geração de trabalhadores. "O ministério busca estimular os jovens por todo o País. O Ceará é conhecido por ser pioneiro e, com isso, serve de exemplo para o governo federal", explicou Dias.

"O grande desafio do Brasil, após dobrar o número de trabalhadores no mercado, incluir 50 milhões de pobres na classe média e oferecer milhares de vagas para jovens na universidade, é qualificar essa massa que já conquistou o seu emprego ou ainda busca uma nova oportunidade", concluiu o ministro, ao ser aplaudido pelos formandos.

Formanda, Elaine Santos valorizou a oportunidade conquistada na busca do primeiro emprego. "É uma satisfação poder alcançar essa primeira conquista. Somos mais que vencedores. Nossa caminhada só começou. Temos muitas oportunidades para alcançar até o sucesso profissional e de vida", afirmou a estudante.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho e Emprego