TEMAS GERAIS

Jovens do ES criam plataforma gratuita para organizar formaturas

Grad foi criado em julho e já conta com mais de 50 turmas cadastradas.

Em 24/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com uma ideia criativa na cabeça, um grupo de jovens empreendedores de Vitória, no Espírito Santo, criou uma plataforma online e gratuita que permite o controle de todas as etapas de planejamento de uma festa de formatura. O objeto do Grad é ajudar estudantes a ter uma experiência melhor na hora de organizar a tão sonhada formatura. Lançada em julho, a plataforma já conta com mais de 50 turmas cadastradas.

De acordo com uma das integrantes, a estudante de Administração Bárbara Miranda, a ideia foi apresentada em um evento na capital, onde tiveram a oportunidade de construir um modelo de negócios em diferentes aplicações e avaliar a viabilidade com mentores. “A ideia surgiu na primeira edição do Startup Weekend Vitória, onde nos conhecemos. Havia mais pessoas no começo, mas chegamos a essa formação atual por interesse e disponibilidade. A partir de lá, começamos a planejar a plataforma. Em 15 de julho, nós lançamos oficialmente”, disse.

Bárbara lembrou que não conhecia nenhum dos colegas que hoje tocam a empresa com ela. “Nós nos reunimos por interesse, que era transformar a forma como os estudantes experimentam as coisas na faculdade. Queríamos transformar grandes de desafios em grandes experiências”, afirmou.

Para a jovem, o momento de organizar e planejar a formatura pode causar desconforto e chateação nos formandos. “É um grande desafio para o estudante. Com o tempo começa a aparecer outras obrigações e ele muitas vezes tem que lidar com estágio, trabalho e ainda pensar em ter uma festa. Foi a partir desse ponto em comum, em melhorar essa experiência, que criamos o Grad”, falou Bárbara.

Atualmente, o grupo conta com a participação de mais outros quatro jovens. Jair Júnior, que foi quem apresentou a ideia para os colegas, Roberto Moraes, Felipe Rodrigues e Marcus Vinícius, recém-formados. No Grad, os formandos podem organizar toda a festa, desde a arrecadação financeira até a emissão de boletos e contratação de empresas.

Segundo o grupo, uma turma que usou o Grad já se formou. Apesar de ter surgido no Espírito Santo, a plataforma já chegou a outros estados brasileiros como Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo. “Eles nos descobriram na internet, em pesquisa, em leitura dos nossos materiais. Temos um blog qualificado com informações sobre formaturas. A nossa expectativa para o futuro ainda é alcançar um número maior de pessoas no estado para que se chegue a outras regiões do Brasil”, completou Bárbara.

Start Up Weekend
A segunda edição do Start Up Weekend no Espírito Santo aconteceu neste final de semana, em Vitória. Ao todo, 16 novas ideias foram apresentadas por mais de 100 jovens que participaram do evento. Durante a noite da sexta-feira (21), todo o sábado (22) e domingo (23), os participantes compartilharem suas ideias e inspiraram outros colegas a se juntarem a seus times.

Durante todo o evento, assim como o Grad obteve em 2013, os participantes contaram com a ajuda de mentores convidados para orientar sobre os melhores caminhos para ter sucesso no empreendimento.

Segundo Philipe Alvarenga, um dos integrantes do Clube Start, responsável por organizar o evento na capital junto com a Ed Lobo Produções, todos os times apresentaram ideias promissoras. “Os times estão muito engajados mesmo em final de semana de sol e praia. Acreditaram muito nas ideias que estão desenvolvendo e têm se dedicado muito, tirando dúvidas com os mentores e trabalhando durante todo o dia”, explicou.

Fonte: G1-Espírito Santo