EDUCAÇÃO

Jovens do ES vão ser babás para mães que vão fazer prova do Enem.

Elas se ofereceram, de forma voluntária, para cuidar das crianças.

Em 22/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Duas jovens de Vitória, no Espírito Santo, fizeram uma proposta nas redes sociais: elas vão ser babás dos filhos de mães que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 6 de novembro.

As jornalistas Paula Falcão, de 27 anos, e Pâmela Vieira, de 22, se inspiraram em uma corrente que já existe na internet.

Paula contou que não sabe de onde surgiu, mas achou a ideia genial. "Não sabemos onde surgiu essa corrente, mas é uma corrente do bem, de mulheres querendo ajudar mulheres. A ideia é ajudar mais mulheres a terem acesso ao ensino superior", disse.

Ela garante estar tranquila para receber crianças de todas as idades. "Bebês me preocupam um pouco mais, pois precisam de mais cuidados, mas é o caso de pedir ajuda da minha mãe ou de alguma amiga que tenha filho. A ideia é acolher todas as mães que procurem a gente", completou.

A ideia de Paula é cuidar das crianças na casa dela em Jardim da Penha. Para isso, a jornalista pensa em preparar atividades para a garotada, já que o prédio não tem área de lazer.

Pâmela afirma ter aderido a proposta levada por ideiais feministas. "Muitos homens têm filhos e não vão deixar de fazer a prova, e a ideia é ajudar as mulheres para que elas tenham um acesso igualitário, e não sejam impedidas de fazer o exame por questões domésticas", disse.

Assim como Paula, ela pretende cuidar das crianças em sua própria casa que fica na Praia de Itaparica, em Vila Velha.

Pâmela contou que foi alertada pela mãe, que é advogada, sobre as responsabilidades legais que ela irá assumir ao cuidar dos pequenos.

"Mas minha mãe achou a ideia superlegal, acho até que ela vai me ajudar a tomar conta das crianças".

As jornalistas estão divulgando a ideia nas redes sociais. O serviço é gratuito e que tiver interesse basta procurá-las no Facebook e deixar uma mensagem privada.

Fonte: g1-ES