POLÍTICA CAPIXABA

Júlio Pompeu assume Direitos Humanos no governo do ES.

Pompeu disse que vai criar banco de dados com denúncias recebidas.

Em 15/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O coordenador estadual de Direitos Humanos, Júlio César Pompeu tomou posse na manhã desta segunda-feira (14), em cerimônia no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. A solenidade foi realizada na presença do governador em exercício, César Colnago, já que Hartung está de licença.

Pompeu afirmou que, para o curto prazo, pretende exercitar duas metas. A primeira é a de criar um banco de dados com todas as denúncias recebidas nos últimos anos, para traçar um diagnóstico sobre a natureza dos problemas. Em segundo lugar, com o levantamento concluído, será analisar a eficácia das respostas às denúncias.

O novo coordenador de Direitos Humanos, função ligada à vice-governadoria, disse que pretende concluir até abril de 2016 um trabalho de conversas com todas as secretarias para que elas se adequem a um plano estadual de Direitos Humanos.

Segundo Pompeu, o que até o ano passado era o plano estadual precisa de adequações para poder ser definido como tal.

“Ele é uma diretriz, publicada como portaria da subsecretaria de Direitos Humanos. A discussão com as secretarias vai nos permitir termos mais do que diretriz, mas uma espécie de cronograma para implementação de políticas e o ritmo que deve ser feito. O que estamos fazendo é de fato um plano. O que temos publicado foi passo importante, significativo, mas uma secretaria não pode fixar metas para outra”, disse.

Júlio Pompeu disse não se incomodar por não ter sido empossado por Hartung. “Fiquei muito feliz. Colnago é a figura do governo responsável por essa política”.

Apesar das resistências ao nome dele de setores ligados aos Direitos Humanos, o novo coordenador disse que tem “tido boa recepção”.

Fonte: G1-ES