TEMAS GERAIS
Justiça Federal em MG aceita denúncia criminal por tragédia
O rompimento da barragem da Vale deixou 270 mortos e outras três pessoas desaparecidas.
Em 24/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em 25 de janeiro de 2019, o colapso da estrutura da barragem de Brumadinho, da mineradora Vale, e liberou uma onda gigante de rejeitos de mineração, que deixou 270 mortos, a maioria da própria empresa.
A Justiça Federal em Minas Gerais aceitou denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público Federal na véspera contra 16 pessoas físicas e duas jurídicas devido ao rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho (MG), há quatro anos, disse sua assessoria de imprensa em resposta a questionamento da Reuters.
O colapso da estrutura, em 25 de janeiro de 2019, liberou uma onda gigante de rejeitos de mineração, que deixou 270 mortos, a maioria da própria mineradora, além de atingir florestas, rios e comunidades. Três pessoas permanecem desaparecidas.
Na segunda-feira, o MPF havia ratificado integralmente denúncia oferecida originalmente pelo MP de Minas Gerais, após a Segunda Turma do STF decidir na semana passada que a competência no caso era da Justiça Federal.
Imediato
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, determinou também na semana passada que a Justiça Federal de Minas Gerais desse andamento imediato ao processo, devido a um risco de prescrição.
A denúncia imputa às pessoas físicas denunciadas o crime de homicídio qualificado, por 270 vezes; crimes contra a fauna; crimes contra a flora; e crime de poluição, reiterou na véspera o MPF.
Já as pessoas jurídicas foram denunciadas pelos crimes ambientais, que são crimes contra a fauna e a flora e crime de poluição. (Por Carolina Pulice e Marta Nogueira - Reuters - https://istoe.com.br/author/reuters/)
Leia também:
> Rio Doce ultrapassa cota de alerta e famílias são orientadas
> Moraes determina que PF envie cópia de minuta de golpe
> FAB distribui 4T de alimentos para comunidades yanomami
> Ceturb-ES reforça linhas que atendem aos balneários
> AGU pede bloqueio dos financiadores de atos golpistas
> Governo Federal muda superintendentes da PF nos estados
> Justiça aceita pedido de recuperação judicial das Americanas
> Prisão de investigados por atos antidemocrático é mantida
> Inscrições para o concurso da Receita Federal terminam hoje às 16h
> STF determina celeridade do processo penal por Brumadinho
TAGS: JUSTIÇA FEDERAL | BRUMADINHO | TRAGÉDIA | DENÚNCIA | RBARRAGEM | VALE