POLÍTICA INTERNACIONAL
Kim Jong-un é anunciado presidente do partido único da Coreia do Norte.
Anúncio foi feito em um inabitual congresso do partido único do país.
Em 09/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, recebeu um novo título nesta segunda-feira (9), o de presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em um inabitual congresso do partido único do país.
O chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong-Nam, cujo cargo é honorário, fez o anúncio à imprensa estrangeira convidada ao primeiro congresso do partido em 36 anos.
O congresso adotou formalmente a política de Kim Jong-un de desenvolver um arsenal nuclear em paralelo ao desenvolvimento econômico, informou neste domingo (8, segunda-feira do horário local) a agência estatal KCNA.
A assembleia política, iniciada na sexta-feira, é considerada como a consagração do líder norte-coreano de 33 anos e confirmação de sua estratégia de "byungjin", um desenvolvimento paralelo da economia e dos programas nucleares
O congresso, que tecnicamente é o órgão máximo de decisão da Coreia do Norte, apoia a iniciativa de "impulsionar a força nuclear de autodefesa, tanto em qualidade como em quantidade", disse a KCNA.
Fonte: AFP