MOTOR

Kombi quase teve cara de Porsche em reestilização secreta de 1997

Ex-chefe de design da Volkswagen revela como seria a atualização da Velha Senhora no Brasil

Em 21/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução AutoEsporte/Instagram Luiz Alberto Veiga

O ex-chefe de design da Volkswagen, Luiz Alberto Veiga, gosta de usar o Instagram para compartilhar desenhos, conceitos e estudos. Ao longo de seus 40 anos na marca alemã, o designer liderou o projeto do Gol “bolinha”, criou o Fox do zero e foi responsável pela reestilização da Kombi.

Uma imagem inédita publicada por Veiga revela um estudo de design para uma atualização da Kombi que nunca aconteceu. À esquerda, vemos um visual claramente inspirado na Porsche, propondo um estilo mais retrô. À direita, a Kombi abandona suas linhas arredondadas e adota um estilo mais quadradão, inspirado no Transporter europeu.

Por dentro, Veiga imaginou elementos do painel do Gol para repaginar a Kombi, mas eles também não foram incorporados no modelo final. O painel com três mostradores simples foi mantido.

“Juro que tentamos. Durante toda minha carreira, tentamos fazer um upgrade na Velha Senhora. Mas, no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim da produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos”, escreveu Veiga.

Em 1997, a Kombi recebeu sua primeira reestilização em 21 anos, mantendo o formato dos faróis de 1974. A porta lateral de correr, os vidros laterais e traseiros inteiriços e o teto alto foram as principais mudanças. A renovação também incorporou a linha Carat, com bancos de veludo, interior todo revestido e espaço para sete ocupantes.

A Kombi voltou a passar por uma reestilização em 2006, quando recebeu nova grade para o radiador. Com a obrigatoriedade de airbags e ABS em todos os carros produzidos no Brasil, a Volkswagen teve de tirar a Kombi de linha em 2013. A última edição, Last Edition, marcou a despedida de um dos modelos mais longevos do Brasil. (Por Cauê Lira)

Leia também:

Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
KOMBI | PORSCHE | VOLKSWAGEN | DESIGN | FABRICANTES