AGROPECUÁRIA
Laboratório de análise da qualidade do Leite será ampliado
O laboratório irá dobrar a capacidade de análises da qualidade do leite por amostragem.
Em 23/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O anúncio aconteceu durante reunião por videoconferência, na manhã dessa quarta-feira (22), com representantes da cadeia leiteira do Estado.
O Laboratório de análise da qualidade do leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vai receber melhorias na estrutura, o que proporcionará a ampliação do atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios. O anúncio aconteceu durante reunião por videoconferência, na manhã dessa quarta-feira (22), com representantes da cadeia leiteira do Estado.
“O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou a compra de equipamentos, para dobrar a capacidade de realização de análises da qualidade do leite por amostragem. Também estamos viabilizando a implantação de um software, que facilitará o acesso às informações dos laticínios e produtores rurais. O solicitante poderá ter acesso mais ágil aos resultados das amostras”, informou o presidente do Idaf, Mário Louzada.
Ainda de acordo com Louzada, outra novidade é a “Vaca Móvel”, um veículo que será utilizado para o recolhimento das amostras nos laticínios. O serviço de busca de amostras deverá ser solicitado com o laboratório.
“O Laboratório do Idaf é o único estadual do País a receber o credenciamento pelo MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], junto à Rede Brasileira de Qualidade da Análise do Leite, o RBQL. O produtor ou laticínio, que antes precisava enviar a amostra para outros estados, agora têm acesso ao serviço de qualidade aqui no Espírito Santo. Com isso, a cadeia produtiva leiteira capixaba tem tudo para crescer ainda mais”, enfatizou Louzada.
Além do diretor-presidente do Idaf, a reunião foi mediada pelo diretor-técnico Fabiano Campos Grazziotti; pelo gerente de diagnóstico laboratorial, Thiago Farias, e os médicos-veterinários que atuam no laboratório Marcus Vinicius Rodrigues e Priscila Firmino.
Também participaram o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo, Júlio Rocha; o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão; o presidente da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Daniel Orlandi, e representantes da Selita e da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (CLAC). (As informações são do Idaf)
Leia também:
> Mato Grosso e Minas Gerais confirmam casos de "vaca louca"
> Ales: Município de Aracruz recebe honraria do Mérito Agrícola
> Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil
> Produtores capixabas devem vacinar rebanho contra brucelose
> Proprietários de imóveis rurais já podem emitir CCIR 2021
> Doença respiratória no inverno prejudica equinos, diz estudo
> Vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo é prorrogada
> R$100 bi: Internet no campo elevará produção agropecuária
> Produtores rurais de Vila Velha receberam visita de técnicos
> Governo Federal altera a definição de agricultor familiar
> Associação dos Criadores de Nelore elege nova diretoria
TAGS: IDAF | LABORATÓRIO | LEITE | CAPACIDADE | ECONOMIA | SAÚDE