MEIO AMBIENTE

Lagoa Nova volta a ser liberada para banho, em Linhares, ES.

Com cheia do Rio Doce, lama passou por canal e chegou à lagoa.

Em 04/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após sofrer interdição por conta da água suja de rejeitos de minérios, a Lagoa Nova, em Linhares, Norte do Espírito Santo, voltou a ser liberada para banho, nesta quarta-feira (3).

Com a cheia do Rio Doce, a lama de rejeitos passou por um canal e chegou à lagoa. Para contê-la, a Prefeitura de Linhares construiu uma barragem no local.

Proprietário de uma cabana a região, Nelson Serafim ficou preocupado com a queda no movimento.

“Eu pensei que ia ser mais grave, que ia entrar muito mais volume de água do Rio Doce aí. Mas, graças a Deus, o pessoal conseguiu resolver o problema com bastante rapidez e eficiência e não gerou muito transtorno”, falou.

Com a cheia, uma barragem começou a ser construída e levou cinco dias para ficar pronta. Nesse tempo, não foi possível impedir que parte da lama entrasse na lagoa.

Segundo a prefeitura, a quantidade de água suja que se misturou à lagoa é muito pequena comparada à extensão dela, que é de 27 km.

“Esse material vem se diluindo em toda a lagoa. Então, a concentração é muito pequena, muito reduzida e não oferece risco, por conta de sua diluição. É a mesma coisa que pegar uma gota de qualquer substância e colocar numa caixa d'água”, disse o biólogo Luciano Cabral.

Fonte: G1-ES