MEIO AMBIENTE

Lagoa seca e peixes morrem em distrito de Linhares, ES.

Espírito Santo viver a pior seca dos últimos 40 anos.

Em 09/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Espírito Santo vive a pior seca dos últimos 40 anos e a estiagem deixa marcas nos rios e lagoas. Em povoação, distrito de Linhares, região Norte do estado, pescadores encontram peixes mortos e não conseguem trabalhar na lagoa do Martins.

Simeão Barbosa é pescador há 61 anos. Acostumado a ver a lagoa cheia de peixes, se entristece ao ver a terra cicatrizada. “Dá vontade de chorar ver uma situação dessas É inacreditável, você ouve falar, mas não imagina que ia ser assim”, disse.

Saudoso, Simeão lembra que a lagoa era motivo de alegria para a comunidade. “Quando eu tinha meus12 anos de idade, a gente pescava aqui tudo. Era cheia de água, um peixe. Naquela época você andava de canoa”, completou.

Agora, é possível atravessar a lagoa seca. “Essa lagoa é a primeira vez que ela seca. É tristeza mesmo, nunca vi nessa situação”, disse o pescador Leidimar Leite.

O biólogo Helber Tesch explicou que neste período do ano, já deveria ter um volume considerável de chuvas. Além da longa estiagem, o forte calor eleva a evaporação da água. Esses dois fatores causam o fenômeno encontrado na lagoa.

Fonte: G1-ES