CULTURA

Lançamento do festival de Cinema de Vitória na Casa Porto dia 20

A 26ª edição do evento, que acontece em setembro, será lançada na próxima quinta-feira..

Em 19/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semc/PMV

A Casa Porto das Artes Plásticas recebe nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, o lançamento da 26ª edição do Festival de Cinema de Vitória, com a exibição do curta-metragem "Peripatético", de Jessica Queiroz, e uma apresentação especial do BatuQdellas.

COMPRE PELO SITE

O evento marca a abertura das inscrições para que realizadores de todo o Brasil possam participar da seleção que irá compor a programação do festival. Os interessados podem se inscrever, entre os dias 20 de março e 20 de maio, através do formulário disponibilizado no site www.festivaldevitoria.com.br. Os curtas e longas-metragens devem ter sido realizados a partir de 1º de janeiro de 2018.

Podem ser inscritos filmes nos mais diversos gêneros, entre eles ficção, documentário, animação, experimental, videoclipe, entre outros. Serão exibidas apenas as produções que possuam cópia em MP4 ou MOV H264. A lista com as obras selecionadas será divulgada no mês de julho.

Sobre o Festival

Neste ano, o festival será realizado entre os dias 24 e 29 de setembro no Centro Cultural Sesc Glória, no Cineclube Metrópolis e no Hotel Senac Ilha do Boi. A programação também traz homenagens, apresentações musicais, debates, cursos e oficinas formativas.

Concepção visual do 26º Festival de Cinema de Vitória é inspirada no trabalho da artista Nelma Guimarães. Foto: Divulgação Semc/PMV

Ao todo, o 26º Festival de Cinema de Vitória apresenta 11 mostras competitivas: 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 6ª Mostra de Animação; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude, 3ª Mostra Nacional de Videoclipes e a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

Além disso, a direção artística responsável pela concepção visual do 26º Festival de Cinema de Vitória é assinada pela produtora cultural, crítica de arte e curadora Neusa Mendes, com base no trabalho da artista Nelma Guimarães.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA e da Ancine. Conta ainda com apoio da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço

Lançamento do 26º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 20 de Março, a partir das 19 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Américo Poli Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória.

MAIS NOTÍCIAS

Clube Centenário inspira livro que será lançado na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim será palco do lançamento do livro "Inventário do Acervo do Centenário Futebol Clube", de autoria de Leila Valle, que acontece nesta quinta-feira (21), às 19 horas, na sede da biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, localizado na rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta.

COMPRE PELO SITE

O livro parte do acervo de Fernando Barbosa Gomes que acompanhou por 50 anos os rumos do clube como diretor, presidente e tesoureiro. O acervo de Gomes é formado por documentos textuais e iconográficos, além de mais 1500 fotos, com imagens que datam de 1959 a 1995.

A ideia para a execução do trabalho, de acordo com a autora, surgiu “após ver uma reportagem com senhor Fernando. Busquei seu contato e resolvemos contar a história do clube através do seu acervo”.

A publicação reúne fotos e documentos textuais como atas, convites, ofícios e recortes de jornais. “O livro é uma publicação técnica - inventário - que servirá como instrumento de pesquisa para o acervo. Nele foram transcritas as atas do clube que compõem o acervo e também conta com uma explicação de todas as etapas do trabalho”, explica Leila.

Com a proposta de resgatar e preservar a história do clube e da capital capixaba, o livro terá distribuição gratuita para o público que comparecer ao lançamento.

A autora Leila Valle diz que seu livro servirá como inventário para pesquisas futuras a respeito do clube. fOTO: Divulgação Semc/PMV

Clube

O Clube Centenário foi fundado em 6 de Janeiro de 1929 por um grupo de amantes do futebol. Seu nome é uma homenagem aos 100 anos da Independência do Brasil. O clube ao longo de seus 84 anos de existência foi palco de grandes acontecimentos na vida cultural capixaba e, além de campeonatos de futebol, realizou bailes de carnaval, corridas rústicas, confraternizações, entre outros eventos.

Lei Rubem Braga

O livro "Inventário do Acervo do Centenário Futebol Clube", de Leila Valle, conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Serviço

Lançamento do livro "Inventário do Acervo do Centenário Futebol Clube"
De Leila Valle
Quando: 21 de março, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima, localizado na rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro de Vitória
Aberto ao público

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL