MOTOR
Lançamentos esperados no Brasil aparecerão 1º na Argentina.
Tiguan All Space é um dos que vai estrear nesta semana.
Em 07/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O 8º Salão de Buenos Aires começa nesta semana com alguns lançamentos aguardados no Brasil, como a reestilização do Ford EcoSport, a versão nacional do Renault Kwid, o Chevrolet Equinox e o Volkswagen Tiguan All Space.
O evento na capital argentina ocorre em anos alternados com o Salão de São Paulo e teve cerca de 458 mil visitantes em 2015. Veja a seguir quais são as novidades mais aguardadas, entre elas algumas que não devem vir ao Brasil.
Ford EcoSport
Será a primeira mudança importante do SUV desde 2012, quando chegou à segunda geração e se tornou um produto global. Agora internacional, o EcoSport tem preterido o Brasil nessa reestilização, que foi mostrada primeiro no Salão de Los Angeles, em novembro do ano passado.
Mas o carro já roda com poucos disfarces pelo Brasil, equipado com um inédito motor 1.5 de 3 cilindros e a nova geração da central multimídia Sync 3. Tudo indica que a revitalização manterá o estepe na tampa traseira.
Renault Kwid
Apresentado em uma versão conceito no Salão de São Paulo, o Kwid será o substituto do Clio, mas com uma proposta diferente. A Renault quer vender a novidade como um "mini SUV", aproveitando-se de um pouco mais de espaço que Fiat Mobi e Volkswagen Up!.
O lançamento do Kwid atrasou um pouco por causa das adaptações ao mercado brasileiro, que exige maior nível de segurança, equipamento e conforto do que o indiano, onde ele já é vendido.
A versão brasileira receberá reforço de 200 peças novas na carroceria, além de 2 airbags extras. O motor será 1.0 de 3 cilindros, com 75 cv, que promete impulsionar bem o leve Kwid (na Índia ele pesa menos de 700 kg).
Chevrolet Equinox
A GM disse que o Brasil será o primeiro país da América Latina a vender o substituto da Captiva, mas a primeira aparição é na Argentina. O novo SUV deve ter motor 1.5 turbo, com cerca de 180 cv, e é um pouco maior que a Captiva.
Fabricado no México, o Equinox utiliza a mesma plataforma do Cruze, e na linha Chevrolet, ficará acima do Tracker, mas abaixo da Trailblazer.
Volkswagen Tiguan All Space
A nova geração do Tiguan está prometida para o Brasil só em 2018, mas já roda em testes por aqui praticamente sem disfarces. A versão All Space é bem maior que o atual Tiguan e leva até 7 pessoas - uma novidade para o SUV alemão.
Toyota CH-R
Outro modelo que apareceu no Salão de São Paulo como conceito, agora chega a Buenos Aires em sua versão de produção. No entanto, o crossover de estilo marcante ainda segue distante da América Latina.
Fiat Tipo e 500X
Além do recém-lançado Argo, a Fiat levará para a Argentina o novo Tipo e o 500X, que por enquanto estão descartados para o Brasil. O Tipo é importado da Turquia e poderia competir com Ford Focus, Chevrolet Cruze e Volkswagen Golf.
Ford Mustang
Assim como no Salão de São Paulo, a Ford levará para Buenos Aires um trio esportivo de peso: Mustang, GT e F150 Raptor. A diferença é que por lá é possível comprar uma Mustang, por um preço fixado em dólar (US$ 95 mil). No Brasil, a Ford promete abrir as vendas do Mustang no final deste ano, ainda sem preço definido.
Lotus
A marca que abrirá as conferências de imprensa na sexta-feira (6) no pavilhão La Rural é surpreendemente a Lotus, que tem um novo importador na Argentina. A marca britânica foi adquirida recentemente pela chinesa Geely, que também é dona da Volvo.
Pagani Zonda
A fabricante de superesportivos tem um "pé" na Argentina, onde nasceu seu fundador Horacio Pagani, que depois se naturalizou italiano. Um estande do Salão de Buenos Aires fará uma homenagem a Pagani e deve exibir o carro mais caro da feira.
(Foto: Denis Balibouse/Reuters)