CULTURA
Lançamento de catálogo e oficina de pintura no Memorial da Paz em Vitoria/ES
O lançamento do catálogo "Mão Única" acontece nesta sexta-feira (10)...
Em 08/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A exposição "Mão Única", de Andreia Falqueto, contemplada com o prêmio do Edital de Ocupação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), cumpriu temporada de sucesso no Memorial da Paz, na Praça do Papa, entre os meses de janeiro e abril. Agora, a artista lança o catálogo da mostra e realiza uma oficina de pintura e fabricação de tinta.
O lançamento do catálogo "Mão Única" acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30, no Memorial da Paz. A oficina acontece no sábado (11), das 14 às 16 horas, no mesmo local.
Catálogo
Feito em papel kraft e couché, o catálogo da exposição "Mão Única" reúne em 36 páginas o registro fotográfico das 16 obras da mostra. Os trabalhos foram realizados por Fabiane Salume, Sandro Novaes, Daniel Eliziário e pela própria artista, além de conter textos críticos de Lincoln G. Guimarães, Joyce Brandão e Lobo Pasolini.
O público que comparecer ao evento vai ganhar um exemplar do trabalho. "A distribuição será gratuita, sendo disponibilizada uma unidade por pessoa. Depois do lançamento, os interessados poderão entrar em contato comigo para adquirir um exemplar, sem custos, através do meu e-mail (andreiafalqueto@gmail.com)", explica a artista.
Oficina
A oficina de pintura e fabricação de tintas, que acontecerá no sábado (11), a partir das 14 horas, tem o objetivo de estimular a criatividade dos participantes, além de ensinar ao público técnicas de fabricação do seu material de trabalho. "O método em questão é a produção da tinta vinílica, à base de cola PVA e pigmento em pó. Essa tinta é tradicionalmente usada em grandes pinturas, pela sua versatilidade, além de ser barata e com resultado positivo e duradouro", explica Andreia.
Na sequência, o público irá receber uma proposta individual de desenvolver uma pintura com seu estilo. "O público-alvo são pessoas de ambos os sexos, jovem ou adulto, que estejam interessadas em desenvolver o aprendizado de um material para uso diário ou com possível aplicação em grupos (escola e igreja, por exemplo), além de experimentar o pensamento de criação através da pintura. Serão usados papel, pincéis e tintas fabricadas pelos alunos com material fornecido por nós (cola PVA e pigmento em pó)".
Para participar, basta enviar e-mail para andreiafalqueto@gmail.com, com nome, telefone e idade. Não é preciso ter noção anterior de arte, desenho ou pintura e o material necessário para a oficina será apresentado pela artista.
Mostra
Entre os meses de janeiro e abril, a mostra "Mão Única" apresentou uma seleção de 16 pinturas que lançavam um olhar delicado sobre ações cotidianas, com a proposta de instigar o espectador sobre o que se torna invisível no dia a dia.
"Me sinto satisfeita em relação ao trabalho realizado e pelo feedback recebido por diversas pessoas. Acredito que foi possível revelar uma realidade às vezes ignorada ou desconhecida, sem cair exageradamente na questão social ou de forma demagógica, mas, sim, com um olhar que trata da identidade, não de massas. Percebi interesse de pessoas de diferentes camadas sociais em um mesmo foco", conta Andreia.
Serviço
Lançamento do catálogo da exposição "Mão Única"
Quando: sexta-feira (10), às 19h30
Oficina de pintura e fabricação de tinta
Quando: sábado (11), das 14h às 16h
Memorial da Paz - Praça do Papa, Enseada do Suá
Fonte:PMV