POLÍTICA INTERNACIONAL

Líderes se reúnem na Itália para cúpula do G7.

Os governantes estrangeiros foram recebidos pelo anfitrião, o premiê italiano, Paolo Gentiloni.

Em 26/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os líderes do Grupo dos Sete (G7) inauguraram nesta sexta-feira (26) com a foto oficial a sua cúpula na localidade siciliana de Taormina, na Itália, onde debaterão até sábado temas de política internacional.

Os chefes de Estado e de Governo de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, que formam o grupo, chegaram desde as 11h30 (horário local, 6h30 em Brasília) ao teatro grego de Taormina, de onde se vê o vulcão Etna.

As sessões de trabalho serão sediadas no hotel San Domenico e se concentram, nesta sexta, nas temáticas de terrorismo e comércio internacional.

Os governantes estrangeiros foram recebidos pelo anfitrião, o premiê italiano, Paolo Gentiloni.

Segundo o relato da agência EFE, apesar do clima de formalidade, o premiê canadense, Justin Trudeau, sorriu e saudou membros da imprensa.

Posteriormente posaram todos lado a lado, diante das suas respectivas bandeiras, entre as quais encontrava-se a da União Europeia, na plateia do teatro grego do município siciliano, dando assim início de forma oficial à sua cúpula anual.

Terrorismo

Presidente da França, Emmanuel Macron, ofereceu apoio à primeira-ministra britânica, Theresa May, na luta contra o terrorismo, dias após um ataque suicida matar 22 pessoas em Manchester, na Inglaterra.

A própria França sofreu com múltiplos ataques jihadistas, nos quais mais de 230 pessoas morreram desde 2015.

"Nós conhecemos esse tipo de ataque", disse o recém-eleito presidente francês a May.

"Nós vamos fazer tudo que pudermos para aumentar essa cooperação em nível europeu, para fazer mais de um ponto de vista bilateral contra o terrorismo. Nós vamos fazer isso todo o dia, porque esse é o desafio em comum", afirmou.

(Foto: REUTERS/Philippe Wojazer)