CULTURA

Lei Rubem Braga traz espetáculos de graça em Festival

A Lei Rubem Braga traz espetáculos de graça em Festival Nacional de Teatro, em Vitória.

Em 10/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

No total, haverá 18 apresentações, três lançamentos de livros e duas oficinas culturais distribuídas por diversos locais a partir do próximo domingo (13) até o dia 20 de outubro.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Para os aficionados por cultura e teatro, a agenda em Vitória está cheia de novidades. A partir deste final de semana, a cidade sediará a 20ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi).

>> Ritmos do hip-hop na pista de skate de Coqueiral de Itaparica

No total, haverá 18 apresentações, três lançamentos de livros e duas oficinas culturais distribuídas por diversos locais a partir do próximo domingo (13) até o dia 20 de outubro.

O Fenatevi recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), por meio da Instrução Normativa Lei Rubem Braga nº 001/2022 , é realizado desde 2005 e é considerado o principal evento de artes cênicas do estado do Espirito Santo, reunindo o melhor da produção teatral brasileira na cidade de Vitória.

"O festival se tornou um território de encontro e celebração das artes cênicas e suas vertentes, com variados espetáculos locais, nacionais e internacionais além de atividades multidisciplinares que visam à capacitação e treinamento, como oficinas, palestras, debates e workshops", detalha a produtora cultural da Associação Uma Floresta, realizadora do festival, Elenice Moreira.

As peças teatrais são gratuitas e ocorrem na praça Costa Pereira e no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro Histórico de Vitória, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha e no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras.

"A iniciativa visa também despertar o interesse da população pelas artes cênicas, estimular o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área, desmitificar o teatro como cultura de elite, abrir espaço para novos talentos e possibilitar que os artistas não profissionais tenham acesso a espetáculos consagrados", completa Elenice.

Logo após cada peça teatral, o público vai poder conferir uma demonstração dos processos criativos dos espetáculos.

A programação completa poderá ser acessada por meio do Instagram do evento ou do Instagram da Associação Uma Floresta 

Referência

O Fenavi é realizado desde 2005 e cresce a cada ano em tamanho e em diversidade, e com ele, o público que acompanha o evento. Até o ano passado, 2023, mais de 173 mil pessoas passaram pelas atividades do Festival.

Além de ser o maior festival de artes cênicas da cidade, também é referência para diretores, coordenadores artísticos e produtores de teatros de todo o estado que vêm assistir as apresentações em busca de novidades e participar dos debates e oficinas que acontecem durante toda a programação.

Homenageados

Em 2024 o Fenatevi homenageia dois nomes de destaque no cenário cultural capixaba: Alcides Luiz Rodrigues Pereira e Luiz Claudio Siqueira, "Berê", como é conhecido.

Alcides Luiz Rodrigues Pereira, técnico de luz, é técnico do Teatro Carlos Gomes e da Casa de Música Sônia Cabral. Iniciou sua carreia em 1984 no Teatro SCAV e em 1985 foi efetivado no Departamento Estadual de Cultura (DEC), passando também a integrar a equipe do Teatro Carlos Gomes a convite de Mauricio Silva e Waldir Castiglione.

Em sua trajetória já montou iluminação para teatro, dança, música e circo, com grandes nomes como Fernanda Montenegro, Paulo Gustavo, Bibi Ferreira, Lenira Borges entre outros. Atualmente está na Casa da Música Sônia Cabral.

Berê, capataz de Circo e técnico de palco é técnico do Teatro Carlos Gomes e da Casa de Música Sônia Cabral. Em 1987 iniciou sua carreira profissional no Circo da Cultura do Departamento Estadual de Cultura (DEC), tendo como seu mentor o Sr. "Bandejinha". Em 1996 foi convidado a integrar a equipe do Teatro Carmélia e logo depois do Teatro Carlos Gomes.

Foi iluminador da Dona Lenira Borges e Mitzi Marzzuti por muitos anos e já trabalhou para vários grupos nacionais e locais. Atualmente esta na Casa da Música Sônia Cabral. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Ritmos do hip-hop na pista de skate de Coqueiral de Itaparica
Fames oferece bolsas para participação no Jazz Vix Talentos
Alegre recebe evento de literatura, música e artes dramáticas
Vargem Alta: Festa Literária abre vagas para rodas de conversa
Biblioteca Pública do ES sedia 5 clubes de leitura em outubro
3ª edição da Mostra Povoar vai acontecer em São Mateus
Lugares de Ler já promoveu 70 ações de incentivo à leitura
ArteCidadania fará gestão do Parque Casa do Governador
Exposição celebra fotógrafas negras no Museu Capixaba

TAGS:
LEI RUBEM BRAGA | ESPETÁCULOS | FESTIVAL | TEATRO | VITÓRIA