CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Lenovo cria smartphone que projeta vídeos e telas sensíveis ao toque.
Fabricante não revelou em que países Smart Cast será vendido.
Em 28/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Lenovo anunciou nesta quarta-feira (27) na China um smartphone que funciona como projetor para exibir vídeos em paredes e transforma qualquer superfície em teclados digitais ou em telas sensíveis ao toque.
No Lenovo Smart Cast, o projetor não é apenas um acessório acoplado ao aparelho, mas um componentem do próprio celular. A empresa chinesa não forneceu detalhes sobre outros aspectos técnicos do dispositivo, mas informou que o sistema de projeção funciona a laser.
O módulo de projeção fica na parte inferior do smartphone e funciona de duas maneiras. Se o celular for posicionado deitado sobre uma superfície, como uma mesa, pode exibir imagens de vídeos ou fotos em uma parede. Esse é o "wall mode”.
Já o “surface mode” é acionado quando o modulo é girado e o celular é posicionado de ponta cabeça, de modo que as projeções sejam feitas sobre a superfície em que ele estiver apoiado.
Assim, o aparelho passa a mostrar teclados (para computadores ou pianos) e telas sensíveis ao toque virtuais. Dessa forma, é possível escrever textos e até jogar games. O vídeo de apresentação mostra o game “Fruit Ninja”, em que frutas devem ser cortadas com toques na tela, sendo jogado sobre uma mesa.
Transformar o gesto de tocar imagens virtuais projetadas em comandos processados pelo smartphone ocorre graças à tecnologia de Processamento Digital de Luz.
A Lenovo não informou quando, em que países venderá o Smart Cast ou por quanto os consumidores poderão comprá-lo.
Fonte: G1