POLÍTICA INTERNACIONAL
Libéria aguarda primeiros resultados do 2º turno presidencial
Os candidatos à presidência da Libéria: George Weah (D) e Joseph Nyumah Boaka.
Em 28/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os liberianos devem conhecer nesta quinta-feira os primeiros resultados parciais do segundo turno da eleição presidencial, que aconteceu na terça-feira, uma disputa entre o ex-astro do futebol George Weah e o atual vice-presidente Joseph Boakai, que será a primeira transição democrática nas últimas três gerações.
O vencedor será o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita como chefe de Estado na África, que governa o país há 12 anos e liderou a reconstrução depois da guerra civil (1989-2003) que deixou 250.000 mortos.
Ellen Johnson Sirleaf, vencedora do Nobel da Paz em 2011, estava impedida de disputar a eleição após dois mandatos.
O país ainda vive sob a sombra de Charles Taylor, de 69 anos, ex-senhor da guerra e presidente (1997-2003), condenado a 50 anos de prisão, pena que cumpre no Reino Unido, por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos na vizinha Serra Leoa. Outros dois presidentes anteriores foram assassinados.
De acordo com a imprensa local, Weah, que recebeu 38,4% dos votos no primeiro turno, lidera a disputa.
Weah, único africano a vencer o prêmio Bola de Ouro, disputou sem sucesso a eleição presidencial de 2005 e seis anos depois foi candidato a vice-presidente na chapa de Winston Tubman. Desde 2014 é senador.
No primeiro turno, Boakai recebeu 28,8% dos votos.
Imagem: Arquivo/AFP