POLÍTICA INTERNACIONAL
Líderes mundiais lamentam assassinato de Shinzo Abe
Ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi morto a tiros durante um comício em Nara.
Em 09/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou por meio de seu porta-voz que recebeu a notícia da morte de Abe com “dor e desânimo” e expressou seu luto ao premiê Fumio Kishida, aos familiares do ex-primeiro-ministro e ao povo do Japão.
Líderes mundiais expressaram consternação nesta sexta-feira (8) pelo assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, morto a tiros durante um comício político na cidade de Nara.
De acordo com o Kremlin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama de condolências à família de Abe e definiu seu falecimento como uma “perda irreparável”.
“As belas lembranças desse homem extraordinário ficarão para sempre nos corações daqueles que o conheceram”, acrescentou.
Já o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, expressou o “mais profundo luto” de seu governo pela morte do ex-premiê japonês.
“A Itália está chocada pelo terrível atentado que atinge o Japão e seu livre debate democrático. Abe foi um grande protagonista da vida política japonesa e internacional nas últimas décadas, graças a seu espírito inovador e à sua visão reformadora”, disse.
Por sua vez, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou por meio de seu porta-voz que recebeu a notícia da morte de Abe com “dor e desânimo” e expressou seu luto ao premiê Fumio Kishida, aos familiares do ex-primeiro-ministro e ao povo do Japão.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, definiu Abe como “uma pessoa maravilhosa, um grande democrata e um campeão da ordem mundial multilateral”.
“Esse brutal e vil assassinato choca o mundo todo”, acrescentou.
O premiê do Reino Unido, Boris Johnson, que está de saída do cargo, disse estar “incrivelmente triste” com a morte do ex-primeiro-ministro e declarou que sua “liderança global em tempos incertos será lembrada por muitos”. (ANSA).
Leia também:
> Atingido por escândalos, Boris Johnson renunciará ao cargo
> Esquerda: Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia
> Portugal acelera emissão de vistos para atrair trabalhadores
> Senado dos EUA aprova ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia
> Rússia acusa Ucrânia de abandonar as negociações de paz
> Príncipe é eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos
> Países do G7 concordam em parar de comprar petróleo russo
> Após invadir Ucrânia, Putin diz não querer 'guerra global'
> Após Suécia, Dinamarca acusa Rússia de violar espaço aéreo
> Estados Unidos criticam convite a Putin para cúpula do G20
TAGS: LÍDERES | MORTE | PREMIÊ | TIROS | SHINZO ABE