CIDADE
Limpeza do novo trecho da APA Lagoa Jacuném - Serra/ES.
Ação visa melhorar a qualidade da água.
Em 14/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em abril, a Prefeitura da Serra removeu parte da vegetação aquática de um trecho localizado em frente à sede da APA da Lagoa Jacuném. Agora, no mês de maio, novas atividades estão sendo realizadas no local, também com o objetivo de melhorar a qualidade do recurso hídrico.
Desta vez, trata-se de um trabalho em conjunto com um cidadão do município, que teve sua multa convertida nesta ação de conservação. Nesta etapa, foram retiradas vegetações exóticas como a gigoga (Eichhornia crassipes) e a taboa (Typha domingensis).
De acordo com relatório do Departamento de Recursos Naturais (DRN), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o excesso de matéria orgânica faz com que estas plantas se desenvolvam muito e se tornem uma ameaça à vegetação nativa, pois a proliferação exagerada impede a passagem de luz solar, diminuindo a oxigenação da água e dificultando a fotossíntese das algas aquáticas.
Esta vegetação exótica prejudica também o fluxo natural do curso d’água e intensifica o processo de assoreamento, permitindo ainda o acúmulo de garrafas pet, pneus, calçados, plásticos, entre outros resíduos depositados de maneira irregular ao longo do córrego.
A matéria orgânica retirada será depositada às margens da lagoa, com a finalidade de proporcionar o enriquecimento do solo, o que facilitará o crescimento da vegetação nativa auxiliar, fundamental para a preservação de toda a região. Esta técnica contribui também para que minhocas e poliquetos se desenvolvam, arejando o solo.
*A partir de informações do Departamento de Recursos Naturais (DRN) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Fonte:PMS