DR-ANIMAL

Linhares adere ao programa PetVida de proteção animal

Linhares adere ao programa PetVida que reforçará políticas públicas de proteção animal

Em 29/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

O Pet Vida atua em seis eixos centrais: descentralização, educação, saúde animal, atendimento prioritário, controle populacional e cadastro

A Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento de Bem-estar Animal que é vinculado à secretaria municipal de Meio Ambiente, aderiu ao Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o “Pet Vida” lançado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Linhares é um dos 64 municípios que aderiram ao programa. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (28) pelo prefeito Bruno Marianelli e pela secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues.

O Pet Vida atua em seis eixos centrais: descentralização, educação, saúde animal, atendimento prioritário, controle populacional e cadastro. Neste primeiro momento, o programa é exclusivo para cães e gatos, e vai utilizar a modalidade “fundo a fundo”, em que o Governo do Estado repassa os recursos diretamente para a conta dos municípios.

>> Aracruz têm pontos de vacinação antirrábica até sexta (25)

O programa vai fortalecer as ações que já são desenvolvidas pelo Departamento de Bem-estar Animal do Município, como por exemplo, as mais de 1,2 mil castrações gratuitas que já foram realizadas entre os anos de 2021 e 2023. Linhares é uma das poucas cidades capixabas que oferecem o programa que visa diminuir o número de animais abandonados pelas ruas da cidade.

“Cuidar de seres humanos e cuidar de animais são ações que se somam. É fundamental que se forme essa consciência, e que se tenha investimento público para o cuidado com os animais. Por isso, aderimos ao PetVida para, junto às ações já desenvolvidas pela Prefeitura, possamos criar e ampliar políticas públicas eficientes para os animais Linhares”, destacou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues, destacou que o cuidado com os animais e o apoio aos protetores independentes é uma ação da política ambiental da gestão que tem o objetivo de contribuir com a qualidade de vida dos bichinhos.

“O bem-estar animal não é dever só do Município, mas também de toda a sociedade. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, mas todos nós precisamos lidar com esta questão sob o prisma da guarda responsável, de garantir o mínimo necessário para que cães e gatos tenham uma vida digna, longe de situações de abandono, negligência e maus-tratos. Não posso deixar de reconhecer o trabalho realizado pelos protetores de animais de Linhares que são um braço importante do Município nas ações em prol desta causa tão nobre”, salienta a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues.

Eixos centrais do Pet Vida:

Descentralização: neste eixo, ocorrem os repasses de verbas fundo a fundo para o município para contratação de médicos veterinários, clínicas, hospitais veterinários e unidades móveis de castração. Assim, o Estado garante que todas as cidades capixabas sejam atendidas com o programa.

Educação: serão ofertados manuais de boas práticas que tratam sobre guarda responsável, saúde animal e educação ambiental.

Saúde animal: o programa vai atender um anseio antigo da causa animal, com a aplicação de vacinas V4 e V8, atendimentos básicos de urgência e emergência, vermifugação e testagens rápidas.

Atendimento prioritário: inicialmente, o Pet Vida terá como público alvo prioritário os animais errantes, animais de tutores em vulnerabilidade socioeconômica ou inscritos no CadÚnico, animais no entorno de áreas de proteção ambiental e em territórios indígenas.

Controle populacional: dos recursos, 50% do valor será voltado para esterilização, onde 70% será destinado para fêmeas.

Cadastro: em uma ação inovadora, o Estado vai ofertar a microchipagem de animais, por meio da tecnologia NFC, onde será possível cadastrar todas as informações do animal e tê-las de maneira fácil na palma da mão. Além disso, protetores que vão fazer o acolhimento dos animais devem se cadastrar previamente e receberão remédios, roupa cirúrgica, ração e uma taxa solidária. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Aracruz têm pontos de vacinação antirrábica até sexta (25)
> ​Fim de semana tem vacinação antirrábica em Vila Velha
Governo cria grupo para proteção dos direitos animais
Vila Velha: domingo (20) terá adoção de animais na Prainha
Cachoeiro leva vacinação antirrábica ao interior da cidade
É o Bicho! realiza quarta feira de adoção de cães e gatos
Nova Venécia realizará Dia D ação para combater a Raiva Animal
Vacinação Antirrábica chega a Desengano e comunidades
Governo do ES lança Programa Estadual de Bem-Estar Animal
Vacinação antirrábica chega ao Humaitá neste sábado (05)
24ª Expo Aracruz terá ponto para adoção de cães e gatos

TAGS:
LINHARES | PROGRAMA | PET VIDA | PROTEÇÃO | ANIMAL