SAÚDE
Linhares antecipa vacinação contra gripe para esta terça (1)
O imunizante, enviado pela Sesa, é para o início da campanha de vacinação em Linhares.
Em 01/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A vacinação contra a Influenza deverá ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (31) a distribuição das 4.550 mil doses da vacina contra a gripe às 32 unidades de saúde dos bairros e do interior.
>> Saúde realiza cronograma de Mobilização Contra a Dengue
O imunizante, enviado pela secretaria estadual da Saúde (Sesa), é para o início da campanha de vacinação em toda a Linhares, marcado para esta terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril. A vacina será aplicada das 7 às 16 horas.
“Aqui em Linhares estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário municipal de Saúde, Phablo Gabriel.
A vacinação contra a Influenza deverá ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
“A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”, destaca Ruthleia Gerhardt Vieira, Coordenadora de Imunização da secretaria municipal de Saúde.
Documentos comprobatórios
Para tomar a dose, é preciso levar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde.
Os portadores de doença crônica deverão apresentar um documento que comprove a sua situação de saúde (laudo médico).
Os demais grupos deverão apresentar um documento que comprove sua vinculação ativa, de acordo com o serviço. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> Saúde realiza cronograma de Mobilização Contra a Dengue
> Mais de 200 pessoas se imunizam contra influenza na Serra
> Gestação de alto risco é tema de curso para gestantes
> Campanha Abril Marrom alerta para prevenção da saúde ocular
> Viana inicia hoje (31) campanha de vacinação contra gripe
> Vacinação contra gripe começa nesta segunda (31) em Cariacica
> PMV reforça ações no Dia da Conscientização sobre Autismo
> Prefeitura de Aracruz inicia atendimento por Telemedicina
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET