AGRICULTURA

Linhares celebra Dia do Cacau sendo o maior produtor no ES

Linhares é o maior produtor de cacau do ES, concentrando a maior produção do estado.

Em 27/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/Felipe Reis/Divulgação/Prefeitura de Linhares

Chamado de “alimento dos deuses”, esse fruto não apenas adoça a vida de milhões de pessoas, mas também movimenta economias e sustenta famílias em diversas partes do mundo.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Linhares celebrou nesta quarta-feira, dia 26,o maior fruto da sua terra – o cacau. Muito antes de se transformar no delicioso chocolate que conhecemos, o cacau já era reverenciado por civilizações antigas.

>> Alfredo Chaves abre inscrições para Programa Compra Direta

Chamado de “alimento dos deuses”, esse fruto não apenas adoça a vida de milhões de pessoas, mas também movimenta economias e sustenta famílias em diversas partes do mundo. Mas você já parou para pensar na jornada do cacau, desde as plantações até sua forma final?

Linhares é o maior produtor de cacau do Espírito Santo, concentrando a maior parte da produção do estado. O cacau linharense é classificado em dois tipos: premium e especial. Ele possui Indicação Geográfica, o que eleva sua posição no mercado internacional, e já foi premiado no prestigiado Salão do Chocolate de Paris, por meio das amêndoas da Fazenda São Luiz, localizada no distrito de Povoação, uma das grandes regiões produtoras do fruto.

“Linhares detém mais de 70% da produção de cacau capixaba e somos o terceiro maior produtor de cacau do Brasil”, ressaltou Rafael Breda Buffon, secretário municipal de Agricultura de Linhares.

As amêndoas de cacau da região vêm ganhando destaque dentro e fora do Estado, e os chocolates estão cada vez mais refinados.

As amêndoas de cacau da região vêm ganhando destaque dentro e fora do Estado, e os chocolates estão cada vez mais refinados. Fernando Buffon, terceira geração de uma família dedicada ao cultivo do cacau, decidiu ir além da lavoura e montou uma fábrica de chocolate nos fundos da casa da família, no bairro Conceição, a Barcaça. Lá, ele produz chocolate 100% natural. E de excelente qualidade.

“Produzimos cerca de 200 quilos de chocolate por mês e, além disso, vendemos nossas amêndoas para chocolateiros de todo o Brasil. Não podemos contar a história de Linhares sem falar do cacau, que é parte essencial da economia da nossa cidade”, contou Fernando.

Fernando Buffon, terceira geração de uma família dedicada ao cultivo do cacau, decidiu ir além da lavoura e montou uma fábrica de chocolate nos fundos da casa da família, no bairro Conceição, a Barcaça.

Outro exemplo de inovação vem de Jean Martins, que decidiu investir em chocolates diferenciados. Ele abriu uma franquia no Centro de Linhares, a Espírito Cacau, e se especializou na produção de gelatos de chocolate 100% naturais, alguns sem açúcar e outros combinados com frutas tropicais.

“Temos chocolates em barras, mas nosso carro-chefe são os gelatos. Eles não contêm conservantes ou aditivos artificiais. O cliente experimenta o verdadeiro sabor do chocolate natural”, destacou Jean Martins.

Outro exemplo de inovação vem de Jean Martins, que decidiu investir em chocolates diferenciados. Ele abriu uma franquia no Centro de Linhares, a Espírito Cacau.

Mais do que um ingrediente, ele é sinônimo de paixão, história e tradição. Seja em forma de chocolate, nibs ou cacau em pó, esse fruto é um verdadeiro tesouro da natureza. O cacau não é apenas um fruto, é a identidade de Linhares, o sustento de famílias e um símbolo de qualidade reconhecido mundialmente.

Linhares tem uma rota que celebra o cacau

O mais novo roteiro turístico do Espírito Santo passa por muitas propriedades dedicadas ao cultivo do cacau e interliga pontos de produção e beneficiamento nos municípios de Linhares e Colatina, como a fazenda que produz as amêndoas do chocolate Ana Bandeira.

O Espírito Santo tem uma grande tradição de cacau e muitas rotas de chocolate. Em 2024, o estado ganhou mais um desses roteiros. Sancionada pela Lei nº 12.254/2024, a “Rota do Cacau Capixaba” é um convite ao viajante que deseja conhecer e experimentar a história, a cultura, as belas paisagens e ainda provar uns dos melhores chocolates do Brasil.

O mais novo roteiro turístico do Espírito Santo passa por muitas propriedades dedicadas ao cultivo do cacau e interliga pontos de produção e beneficiamento nos municípios de Linhares e Colatina, que concentram grande parte da produção do fruto no estado e que produz entre 9 e 10 mil toneladas do fruto por ano.

O caminho de tudo isso é um presente para encher os olhos e o paladar dos visitantes. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Alfredo Chaves abre inscrições para Programa Compra Direta
Parceria entre MDA, FIOCRUZ e RUCA apoia Hortas Urbanas no ES
Agricultura de Linhares oferece Serviço de Inspeção Municipal
Nova Secretaria de Agricultura foca no apoio ao homem do campo
Projeto vai caracterizar os tipos de queijos produzidos no ES
Polo Cervejeiro: Viana inaugura quinto campo de lúpulo
Agricultura capixaba tem recordes de exportações em 2024

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET