POLICIA
Linhares chega em dezembro sem casos de feminicídio
As políticas de enfrentamento à violência contra mulheres começam a apresentar resultados
Em 10/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares
Linhares vive um novo momento, com união de forças e conexão de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar a proteção feminina, criar oportunidades e ter atendimento qualificado, potencializando políticas de enfrentamento às violências.
As políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres começam a apresentar resultados em Linhares: o Município chegou ao mês de dezembro de 2025 sem registrar nenhum feminicídio.
O dado é da Gerência do Observatório de Segurança Pública (Geosp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que indica que Linhares soma, em 1º de dezembro, mais de 300 dias sem feminicídio.
Linhares vive um novo momento, com união de forças e conexão de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar a proteção feminina, criar oportunidades e ter atendimento qualificado, potencializando políticas de enfrentamento às violências.
Para o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, o alinhamento de esforços para a proteção das mulheres de Linhares adotado desde o início da gestão, em janeiro de 2025, é um passo importante para alcançar esta redução.
“Temos trabalhado arduamente para enfrentar a cultura machista que ainda permeia as relações familiares. Combater a violência, enquanto construímos uma sociedade mais respeitosa, tem sido o foco do nosso trabalho e chegar ao mês de dezembro sem o registro de feminicídios no Município é uma marca importante para dar continuidade a este trabalho”, afirmou.
Rede de Proteção Ampliada
Os números também apontam o resultado de ações coordenadas em várias frentes. A Guarda Civil Municipal de Linhares (GCM) diariamente faz patrulhamento preventivo na cidade, o que auxilia no combate à violência contra a mulher.
Essa é uma luta que exige ainda o empenho de outros serviços. Em Linhares, a rede de assistência social é formada por 7 (sete) Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, e 1 (um) Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que atuam no atendimento às famílias que se encontram com direitos violados.
Nesses equipamentos a mulher encontra suporte psicológico, médico, assistente social e outros profissionais, garantindo acesso à rede de proteção e ampliando a prevenção da violência.
Durante o ano, diversas ações de Cidadania e Mutirões de Emprego também foram realizados na cidade. Oportunidades de cursos, chance de emprego e renda.
A secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot, afirma que o Município está avançando no enfrentamento à violência contra as mulheres, e o resultado ao longo deste ano sem nenhum feminicídio registrado mostra que quando o poder público e a sociedade se unem, vidas são salvas.
“É assim que trabalhamos em Linhares, com os nossos programas: indo até onde as mulheres estão, ouvindo, orientando, acolhendo e articulando toda a rede de proteção. Mas esse resultado também é fruto do compromisso de cada cidadão e cidadã de bem, que não se cala diante da violência e denuncia. Nosso trabalho não para e a vigilância de todos precisa continuar”, declarou.
E as ações de apoio à mulher não param por aí.
Confira:
Kit Mulher Viva +
Em setembro desse ano, o governo do estado entregou para Linhares um kit composto por um veículo zero quilômetro, notebook e projetor multimídia. Os instrumentos ampliaram a estrutura de atendimento e prevenção à violência de gênero.
Departamento Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
Criado em julho de 2025 e vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o departamento elabora, coordena e implementa políticas públicas voltadas ao público feminino, estimulando autonomia, visibilidade, desenvolvimento social e econômico e eliminando discriminações de gênero.
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim)
O Comdim atua de forma consultiva, mobilizadora, fiscalizadora e deliberativa. Seu propósito envolve garantir participação plena das mulheres no desenvolvimento econômico, social, político e cultural de Linhares.
Implantação do Protocolo “Não é Não”
A iniciativa, firmada entre Prefeitura e MPES, tem como objetivo combater o assédio e fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher em ambientes de lazer e entretenimento.
Canais de Denúncias
Guarda Civil Municipal de Linhares (GCM) 27- 3199- 1344
Disque 100
Polícia Militar 190. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> Guarda Municipal inicia Operação Verão a partir desta sexta
> Segurança ampliada: Cachoeiro recebe novas viaturas
> 11 municípios estão há 1 ano sem registrar homicídios
> Prefeitura de Vitória registra queda de 35% nos homicídios
> ES tem o mês novembro com menor número de homicídios
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET














