CIDADE

Linhares convoca crianças do Bolsa Família para pesagem

Beneficiários do Bolsa Família de Linhares têm entre 1º e 17 de setembro para a pesagem.

Em 31/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/Prefeitura de Bertioga

O acompanhamento tem a finalidade de avaliar o estado nutricional, sendo verificados peso e altura, além da documentação como cartão de vacina das crianças e cartão de gestante, caso alguma beneficiária esteja grávida.

Entre os dias 1 e 17 de setembro, as Unidades de Saúde de Linhares realizam o acompanhamento das condicionalidades de saúde da segunda vigência de 2021, destinado aos beneficiários do Programa Bolsa Família: crianças menores de sete anos, meninas a partir dos 14 anos e mulheres com até 46 anos.

Conforme o Programa Municipal de Alimentação e Nutrição – Sisvan, vinculado ao Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), o acompanhamento tem a finalidade de avaliar o estado nutricional, sendo verificados peso e altura, além da documentação como cartão de vacina das crianças e cartão de gestante, caso alguma beneficiária esteja grávida.

“É uma forma de verificarmos se as crianças estão desnutridas ou obesas, e se as gestantes estão fazendo o acompanhamento do pré-natal. Assim, poderemos encaminhá-las às unidades saúde para consultas pontuais [acompanhamento pediátrico e nutricional] e para colocar o cartão de vacinação em dia”, explica a nutricionista e referência técnica do Programa Municipal de Alimentação e Nutrição, Vanessa Magalhães.

Segundo a nutricionista, durante o ano de 2020 e o primeiro semestre deste ano, o acompanhamento não era exigido devido à pandemia. Contudo, para este segundo semestre, a pesagem é obrigatória.

“Caso o público-alvo não compareça às unidades de saúde para o acompanhamento, poderá ter seu benefício bloqueado”, completa Vanessa.

Calendário de atendimento

O atendimento terá início na próxima quarta-feira (1/09) e será realizado até o dia 17 de setembro, no horário das 8 às 16 horas, em todas as Unidades de Saúde (US) do Município.

Todos os titulares do cartão Bolsa Família, meninas e mulheres beneficiárias de 14 a 46 anos e crianças de até sete anos de idade, devem participar do acompanhamento munidos do cartão de vacina (de crianças e adultos) e cartão de gestante, para quem estiver grávida. 

Atualmente, o Município tem aproximadamente 11.280 beneficiários, de acompanhamento obrigatório, cadastrados no programa Bolsa Família, do Governo Federal. A meta de acompanhamento é de 85%. (Por Ívna Ferreira-Ascom/PML)

Leia também:

Defesa Civil de Cariacica está de plantão para atendimentos
Ouvidoria Municipal de Viana lança atendimento via WhatsApp
> Prefeitura de Vitória agilizará licença para as pequenas obras 
Prefeitura de Vila Velha faz pavimentação na Alameda do Amor
Bolsão de estacionamento em Vitória recebe nova sinalização
COIFIN: operação “Linha Pura” é realizada na cidade de Viana
Vila Velha inaugura o Ecoponto de Zumbi dos Palmares
Pessoas de rua recebem atendimento médico em Vitória 
Prefeitura de Serra entrega novas armas para Guarda Municipal
Secretaria de Agricultura de Aracruz estuda aderir ao Susaf/ES
Prefeitura de Serra revitaliza duas praças no bairro Laranjeiras
Prefeitura de Viana vai realizar obras no bairro de Biriricas
Prefeitura de Linhares realiza manutenção em semáforos
Vila Velha entrega nova iluminação cênica ao 38º BI Exército

TAGS:
PRAÇAS | ARTESANATO | ECOPONTO | SERVIÇO SOCIAL | EDUCAÇÃO | DEFESA CIVIL | CIDADE | PROCON | SEGURANÇA