CIDADE
Linhares debate políticas para as mulheres em conferência
Objetivo foi garantir, fortalecer e ampliar políticas públicas voltadas à igualdade de gênero
Em 23/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na oportunidade, também foram eleitas as delegadas que irão representar o Município na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, programada para acontecer no mês de julho.
Com o tema “Reafirmando as políticas públicas para as mulheres no enfrentamento ao patriarcado, ao racismo e às desigualdades sociais e econômicas”, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), realizou na última sexta-feira (20), a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Linhares.
O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Interlagos e teve o objetivo de garantir, fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero e ao enfrentamento e ao enfrentamento das diversas formas de violência contra as mulheres.
Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações seguindo os quatro eixos principais: Análise da Realidade Brasileira e Capixaba: Social, Econômica, Política e Cultural – Desafios para a Construção da Igualdade Efetiva; Definição de Prioridades de Ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres; Construção de objetivos, princípios e ações para os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres e Participação das Mulheres nos Espaços de Poder: no Poder Público, na Iniciativa Privada, nos Movimentos Sociais e nos Processos Eleitorais.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou que a conferência foi de extrema importância para dialogar e construir políticas públicas para a transformação social da vida das mulheres na cidade.
“Este é um momento que temos para dialogar e elaborar propostas de políticas públicas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. Nosso objetivo é promover ações que garantem os direitos e o empoderamento da mulher, além de iniciativas de combate a violência e discriminação contra esse público no município”, destacou Marianelli.
Na oportunidade, também foram eleitas as delegadas que irão representar o Município na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, programada para acontecer no mês de julho. Além disso, houve palestras sobre a temática.
"Me sinto feliz por fazer parte deste momento histórico, pois estamos com um conselho atuante, para discursões de garantias do direito e da inclusão da mulher linharense no contexto social”, pontuou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Patrícia Lima Santos.
Dona Maria Júlia Falqueto, de 66 anos, participou da conferência e reforçou sobre a importância das mulheres seguirem cobrando e defendendo os seus direitos.
“Que possamos ter novos momentos democráticos como esses, pois é com diálogo e união que as coisas acontecem da melhor forma possível. E esta é uma oportunidade que temos para reivindicar ações que garantem os nossos direitos e mostrar para a sociedade que as mulheres têm espaço em todos os lugares”, comentou a moradora do bairro Aviso.
“A conferência teve o objetivo de para a efetivação da igualdade de direitos. A proposta também é que o evento se torne em um processo contínuo, envolvendo de forma ampla todas as mulheres do nosso município”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.
O momento contou com a presença do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, da Vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, da deputada estadual, Iriny Lopes, do presidente da Câmara Municipal, Roque Chile, da vereadora Therezinha Vergna, da secretária municipal de Assistência Social Luciana Mantovaneli Amorim, do secretário municipal de Saúde, Saulo Meireles, da titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Dra. Silvana Soeiro, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria José Marcondes Pimenta, da presidente do Comdim, Patrícia Lima Santos, da diretora do Naps, Kessy Bonicenha, da coordenadora do Cadastro Único, Mônica Bufon, da gerente do SUAS, Milla Pião Moreira, além das mulheres de diversos segmentos. (Por Julimar Rampinelli-Ascom/PML)
Leia também:
> Aracruz inicia a Semana do Microempreendedor Individual
> Vila Velha faz aniversário e ganha investimentos em obras
> Vila Velha 487 anos: Fogo símbolo e bonde restaurado
> Trinta animais são adotados na Feira de Adoção em Vila Velha
> Vitória tem maior mosaico do mundo de resíduos coletados
> Serra faz ações do Procom e serviços de assistência judiciária
> Vila Velha: Prefeito anuncia meio bilhão em investimentos
> Transitolândia para criançada em Linhares no fim de semana
> Prefeitura da Serra fará mutirão de serviços para a população
> 487 anos: Começa nesta quinta (19), a festa cultural de Vila Velha
TAGS: LINHARES | POLÍTICAS PÚBLICAS | MULHERES | CONFERÊNCIA | COMDIM