POLICIA

Linhares e PRF firmam acordo para videomonitoramento

Prefeitura e PRF firmam um acordo para videomonitoramento e o cercamento eletrônico.

Em 07/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felipe Reis/Ascom-PML

O acordo de cooperação técnica possui vigência de cinco anos e não prevê empenho de receitas específicas para a sua realização.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Prefeitura de Linhares e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmaram acordo de cooperação técnica para o compartilhamento de informações, visando a interligação e o espelhamento dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico. O ato que oficializou a parceria ocorreu na sede da Prefeitura, na última sexta-feira, dia 3, e contou com a presença do prefeito Bruno Marianelli, do Superintendente da PRF em Linhares, Eduardo Costa Negro, e do secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos.

>> Governo do Espírito Santo lança "Operação Colheita 2024"

O acordo de cooperação técnica possui vigência de cinco anos e não prevê empenho de receitas específicas para a sua realização. Na prática, a PRF e a secretaria da Segurança Pública passarão a ter acesso mútuo aos bancos de dados e de imagens, se comprometendo a prestar auxílio e oferecer, em caso de necessidade, capacitação aos servidores designados para a operação dos sistemas.

O acordo de cooperação técnica possibilitará o pleno conhecimento dos softwares utilizados em âmbito federal e municipal. Todo o processo ocorrerá mediante garantia de preservação de informações sigilosas sobre aspectos tecnológicos e operacionais.

“Não há nenhuma possibilidade de enfrentarmos o crime, a violência sem que haja forte investimento em tecnologia, e foi o que fizemos ao investirmos quase R$ 5 milhões numa nova central de videomonitoramento e no cerco eletrônico. O nosso serviço de inteligência se tornou uma rotina nos trabalhos da Guarda Municipal, agregando agilidade e confiabilidade ao trabalho das demais corporações”, afirmou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

O secretário de Segurança de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos, destacou que a integração das câmeras de videomonitoramento da malha viária federal é parte vital para o cercamento eletrônico de toda a Linhares.

“É determinação do prefeito Bruno Marianelli fazer políticas de cooperação, de integração. Isso gerará mais segurança para a sociedade. Esse é mais um passo de integração de forças no combate à criminalidade”, disse.

A partir da assinatura do convênio, a PRF passará a ter assento no Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência que funciona na sede da secretaria municipal de Segurança Pública. Isso garantirá maior integração e melhor capacidade de pronta resposta em situações de crise e em operações conjuntas.

O superintendente da PRF em Linhares, Eduardo Costa Negro, destacou que o convênio oficializa o que, na prática, já existe.

“Nós resolvemos fazer esse acordo de cooperação, para que a gente pudesse trocar informações. Tanto a PRF passará informações na área de inteligência para a Secretaria, tanto a Secretaria de Segurança passará para a PRF. Essa integração de forças resultará em frutos para a sociedade no combate à criminalidade”, destacou. (Por Felipe Reis-Ascom/PML)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Governo do Espírito Santo lança "Operação Colheita 2024"
Operação Safra 2024 será iniciada no município de Anchieta
Agentes de Viana realizam operação prática de fiscalização
Vila Velha realiza operação contra transporte clandestino
Polícia Federal comemora 80 anos com exposição em Vitória
PF vai apurar hospedagem de Bolsonaro na Embaixada da Hungria
Sejus entrega armas e viaturas à Polícia Penal do Espírito Santo
Governador anuncia convocação no concurso da PM
Guarda de Vitória realiza ação de fiscalização e prevenção

TAGS:
LINHARES | POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL | VIDEOMONITORAMENTO | ACORDO | CERCAMENTO