SAÚDE

Linhares em alerta para doenças no período de chuvas

Em função das fortes chuvas que atingiram Linhares, Semus faz um alerta para a população.

Em 15/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fotos: Felipe Reis/Divulgação/Prefeitura de Linhares

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, encontrada principalmente na urina de ratos, que contamina o solo e, consequentemente, as águas.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Em função das fortes chuvas que atingiram Linhares nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta toda a população para o risco de contaminação pela leptospirose, que, na maioria das vezes, é transmitida através do contato com a água contaminada. Dengue, hepatite e gastroenterite também são doenças mais frequentes nesse período.

>> Vitória é a capital com o melhor acesso à saúde do Brasil

Por isso, a Vigilância Epidemiológica da Semus orienta os cidadãos que tiveram contato direto com as águas das enchentes para que fiquem ligados em alguns sintomas, como diarreia e febre alta. Caso isso ocorra, deve-se procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima de sua residência e informar o ocorrido aos profissionais.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, encontrada principalmente na urina de ratos, que contamina o solo e, consequentemente, as águas. Ela é presente geralmente na lama e na água suja que inunda as casas.

A contaminação humana é facilitada pelo contato dessas águas contaminadas com a pele. Por isso, deve-se evitar, ao máximo, o contato com essas águas e, caso isso não seja possível, é fundamental usar botas, luvas ou sacos plásticos nas mãos e nos pés, além de proteger a boca com um lenço, para evitar possíveis respingos.

É importante, ainda, limpar e desinfetar reservatórios de água para eliminar possíveis focos de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. É nessa época do ano, em que há uma combinação de chuva e forte calor, que os ovos eclodem, as larvas se transformam em mosquitos, que consequentemente contaminam os moradores através da picada.

Mas caso o morador não conseguiu evitar o contato com a água das enchentes é necessário ficar alerta para os sintomas das doenças. Em caso de diarréia, febre alta, dores musculares, entre outros sintomas, procure imediatamente umas das 35 unidades de saúde de Linhares, nos bairros ou no interior. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Vitória é a capital com o melhor acesso à saúde do Brasil
Janeiro Branco: US promovem ações de conscientização
Vitória abre 4 mil vagas para vacinação com agendamento
Saúde de Vitória realiza quase 10 milhões de serviços em 2024
​Vila Velha garante atendimento para pacientes com HIV
PMCI: Saúde orienta população sobre cuidados pós-enchente
Nova Rosa da Penha recebe mutirão de combate à dengue
Alfredo Chaves recebe visita técnica para implantar o Serdia

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET