EDUCAÇÃO

Linhares: Escola inaugura espaço com colmeias de abelhas

Escola inaugura espaço com colmeias de abelhas sem ferrão para desenvolver atividades

Em 14/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

As abelhas dos quatro meliponários vão fazer o serviço de polinização do pomar e da horta terapêutica.

As escolas de Linhares têm mostrado que as abelhas, vistas por muitos como insetos perigosos, são indispensáveis para o meio ambiente e a sobrevivência dos seres humanos. No Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, foi criado um espaço especial para receber quatro meliponários, que é composto por uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão. Também estão em fase de construção a horta terapêutica e um pomar, iniciativas que fazem parte do Projeto Rio Doce Escolar.

A inauguração do Espaço Meliponário de Abelhas, que fica abaixo de uma árvore, contou com a presença do autor e escritor, especialista em abelhas jataí sem ferrão, Christyan l. Bergamaschi, biólogo, professor e orientador responsável pela implementação do projeto no Ceim, que junto a professora Wyldslene Rodrigues fizeram apresentações teatrais e musicais para as crianças sobre a importância desses animais, com um trabalho prático em campo.

>> Viana promove ação para enriquecer a língua de sinais

O espaço será utilizado para contação de histórias e demais atividades lúdicas. As abelhas dos quatro meliponários vão fazer o serviço de polinização do pomar e da horta terapêutica. Inclusive, novas abelhas já estão se achegando em função das já existentes na coleção de colmeias de abelhas sem ferrão, comentou a diretora Jucilene Fasolo Araujo, destacando os resultados que o projeto já trouxe para a escola,

“O projeto é lindo e as crianças estão encantadas. Descobrimos que as abelhas podem ser nossas ajudantes na polinização do nosso jardim, do pomar, na horta e outros espaços que temos na escola, que ficarão ainda mais bonitos. Desde o início contamos com a colaboração das famílias como foram conscientizadas sobre a abelha sem ferrão, para auxiliar nesse olhar educacional, porque a abelha se tornou uma ferramenta pedagógica e de educação ambiental”, disse a diretora, informando que as floreiras dos jardins também foram revitalizadas.

Agora, os funcionários da escola, que foram divididos em grupo para cuidar de cada espaço, estão finalizando a horta terapêutica que já conta com alecrim, lavanda, orégano, cidreira, erva doce, malva e manjericão, e o pomar que já possui plantas como pitaya, acerola, mangostão, goiaba, uva e maracujá, que ganhará bancos para serem usados nas atividades. O que for produzido nesses dois espaços serão utilizados na escola em oficinas de culinária, por exemplo. Caso a produção seja em grande escala, serão doados também aos familiares.

Além disso, a escola conta com duas composteiras para armazenar as cascas de verduras e frutas consumidas na unidade de ensino.

“As cascas possuem muitos nutrientes e vitaminas que se decompõem e viram adubo, assim como o chorume que é um líquido que sai das cascas no processo de decomposição que utilizaremos como adubo nas plantas e manutenção das hortas. Essa foi uma forma também fazermos a separação do lixo seco e do orgânico, por exemplo, trabalhando a conscientização ambiental dos nossos alunos”, disse a diretora.

O Projeto Rio Doce Escolar é custeado pela Fundação Renova, em parceria com a Prefeitura de Linhares e o Ifes. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Viana promove ação para enriquecer a língua de sinais
Projeto de respeito às etnias ensina e encanta crianças da capital
PMNV: Pós-graduação em Gestão da Inovação no Polo UAB
MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies
Serra: projeto aluno auditor será lançado na próxima quarta
Projeto sobre cultura e identidade do capixaba cativa crianças
>
 Brasil investe menos em educação que países da OCDE
Prêmio Melhores Escolas do Mundo tem 2 finalistas brasileiras
Governo libera R$ 95 milhões para educação nos municípios
Alfabetização de crianças ainda é um desafio para o Brasil
Educação de Vitória fica em 1º lugar no Brasil entre capitais

TAGS:
LINHARES | ESCOLA | COLMEIA | ABELHAS | ATIVIDADES