SAÚDE
Linhares inicia aplicação de medicamento Nirsevimabe
Prefeitura de Linhares inicia aplicação de medicamento para prevenir infecções respiratórias
Em 10/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares
O objetivo é proteger contra infecções graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.
A partir desta segunda-feira (9), a Secretaria de Saúde de Linhares inicia a aplicação do medicamento Nirsevimabe em bebês nascidos de até 36 semanas e 6 dias de gestação, além de crianças com até 24 meses de idade com comorbidades.
O objetivo é proteger contra infecções graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o medicamento deve ser aplicado em dose única, via intramuscular.
Em Linhares, as doses serão aplicadas a pacientes internados na maternidade do Hospital Rio Doce, instituição exclusiva do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2025 o medicamento foi incorporado ao SUS para prevenir infecções graves causadas pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR). Protege especialmente bebês prematuros nascidos com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias, com qualquer peso corpóreo.
Também deve ser aplicado em crianças com idade inferior a 24 meses que apresentem pelo menos umas das seguintes comorbidades: cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento, Síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular e anomalias congênitas das vias aéreas.
Caso a criança não esteja hospitalizada, mas possua recomendação médica para o uso do Nirsevimabe, a família deve solicitar o medicamento pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). As Unidades Básicas de Saúde oferecem as orientações necessárias.
A coordenadora de Imunização de Linhares, Ruthleia Gerhardt Vieira, destaca os resultados esperados.
“O Nirsevimabe é uma grande arma para proteger as nossas crianças menores de dois anos contra quadros de bronquiolite graves. Na prática, são menos crianças em pronto-socorros, menos internação, menos espera por UTI pediátrica”, afirma.
Ela explica que não se trata de uma vacina, e sim de um anticorpo que protege as crianças contra Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores desses quadros, principalmente durante o período conhecido como de sazonalidade de doenças respiratórias, em geral, entre março e julho. Por esse motivo, recomenda-se cuidados adicionais com os bebês, como evitar aglomerações e lavar as mãos antes de ter contato com as crianças.
Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes
A vacinação contra o VSR também está disponível em Linhares desde dezembro do ano passado e é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sendo aplicada em dose única a cada gravidez.
O imunizante fortalece a proteção dos recém-nascidos contra o VSR, vírus responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Linhares, dos bairros e do interior. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> Cariacica abre vagas para agendamento on-line de consultas
> Operação Verão intensifica ações de combate à dengue
> Lula defende parceria com a China para produção de vacina
> SUS capixaba começa a oferecer o implante contraceptivo
> ES inicia imunização contra o VSR em crianças prematuras
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET










