CIDADE

Linhares realiza vistorias em barragens devido as fortes chuvas

Secretaria Municipal de Agricultura fez vistorias em 14 barragens construídas na zona rural.

Em 19/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Até o momento foram construídas 16 barragens, duas delas, por terem ficado prontas recentemente, não há necessidade de vistoria.

Devido às fortes chuvas que têm caído no município de Linhares, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura fez vistorias em 14 barragens construídas nas propriedades rurais. O parecer técnico atesta a conformidade dos reservatórios para esse período chuvoso e os reservatórios se encontram dentro dos parâmetros de segurança para atravessar o período chuvoso.

Até o momento foram construídas 16 barragens, duas delas, por terem ficado prontas recentemente, não há necessidade de vistoria. O diretor Municipal de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, disse que os tópicos avaliados pela equipe técnica, formada por dois engenheiros agrônomos e um engenheiro civil, foram: integridade estrutural do aterro, ausência de obstrução fora dos padrões do projeto nos mecanismos de vazão e ausência de infiltrações significativas.

“O relatório com a análise detalhada está disponível na Secretaria de Agricultura para acesso aos produtores. Na vistoria foi constatado que os barramentos se encontram dentro dos parâmetros seguros para atravessar o período chuvoso, funcionando normalmente, sem riscos de rompimento”, explicou o diretor.

Conforme o “Termo de Entrega” do edital do Processo Seletivo, a manutenção das barragens é de responsabilidade do produtor. Mesmo assim, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura realiza vistorias para avaliação e orientação, se necessário, quanto à estrutura dos reservatórios.

Barragens construídas

Até o momento, o município já construiu 16 barragens: cinco no distrito de São Rafael, cinco no Farias, quatro em Desengano e duas em Baixo Quartel. A 17ª está sendo construída em São Rafael, mas os serviços estão paralisados devido à chuva, local onde serão construídas outras duas.

Juntas, as 16 barragens construídas têm capacidade de armazenamento de 367 milhões de litros d’água. As barragens fazem parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo.

Os reservatórios seguiram o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que é o órgão fiscalizador. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

PMVV recolhe média 30 toneladas/dia de resíduos das praias
Serra divulga rotas do carro fumacê e da limpeza nos bairros
Prefeitura de Vitória inaugura a Casa Rosa para mulheres
Prefeitura de Serra vai reformar e ampliar escola em Serramar
Circuito funcional em Cocal, Vila Velha a partir de segunda (18)
Meio Ambiente promove palestras em empresas de Linhares
Viana realiza mutirão para atender população após as chuvas
Prefeitura de Vila Velha já realizou 213 mutirões de limpeza
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buraco após chuvas
Serra mais iluminada com cerca de 100 pontos de iluminação
Viana decreta situação de emergência devido as fortes chuvas

TAGS:
LINHARES | BARRAGENS | CHUVAS | RESERVATÓRIOS | SEGURANÇA