CIDADE

Linhares recomeça regularizar imóveis construídos sem licenças

Prazo para emissão da documentação pode ser de até 30 dias úteis, podendo chegar a 60 dias.

Em 13/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Deivid Gava/Secom/PML

Os proprietários devem procurar o Departamento de Aprovação e de Licenciamentos de Edificaçõesa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que funciona no Center Norte Conceição, no bairro Conceição, Linhares.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, reiniciou o processo de regularização das edificações executadas sobre lotes escriturados do Município sem as devidas aprovações e sem o licenciamento municipal, indispensáveis para qualquer edificação em Linhares. O prazo para a emissão da documentação pode ser de até 30 dias úteis, podendo chegar a 60 dias.

É importante destacar que esse processo só é válido para as construções existentes e finalizadas, construídas sobre terrenos escriturados e construídas em loteamentos regulares e com documentação oficial, tipo escritura.

Os cidadãos devem procurar a sede da Secretaria que funciona no Center Norte Conceição, no bairro Conceição, e procurar o Departamento de Aprovação e de Licenciamentos de Edificações para todos os esclarecimentos e documentos necessários. A secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas. Os telefones para informações são os (27) 3371 4452 e 98115 1239 ou o e-mail: sedurb@linhares.es.gov.br 

Custos

A prefeitura informa que, no processo de regularização, são emitidos as licenças de regularização e o Habite-se já sai pronto. Assim, os custos para regularização devem ser mais altos do que do procedimento normal de aprovação, licenciamento e habite-se, para não incentivar que novas obras surjam no município sem os devidos licenciamentos.

Neste sentido, para aprovar regularmente uma edificação em torno de 100m2, gasta-se em média R$ 3 mil reais de taxas, até a emissão do Habite-se. No processo de regularização de obra pronta, esse valor pode chegar até 5 (cinco) vezes mais, dependendo do ano de construção e das gravidades apontadas na edificação, como ausência de afastamentos, ou vagas de garagem, por exemplo.

Leia também:

Catadores de caranguejo de Aracruz recebem cestas básicas
Regularização fundiária beneficiará 5 mil famílias de Resistência
Prefeito de Vitória sanciona Lei que estimula a economia
Vila Velha tem maior valorização imobiliária do país em 2022
Linhares realiza obras de recuperação em pontes no interior
Cariacica inaugura Centro de Convivência para Pessoa Idosa
Procon orienta os lojistas sobre direitos dos consumidores
Cariacica: comunidade de Graúna recebe espaço de lazer
> Prefeitura de Vitória entrega viaturas à Guarda Civil Municipal
Cachoeiro avança no ranking nacional de cidades inteligentes
> Passarela têm iluminação especial durante o Outubro Rosa

TAGS:
LINHARES | IMÓVEIS | REGULARIZAÇÃO | LICENÇA | ESCITURAS