SAÚDE

Linhares registra 300 casos confirmados de dengue em janeiro

Dados do LIRAa apontam que Linhares registrou em janeiro 300 pacientes com dengue.

Em 26/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

A presença de tantos possíveis criadouros de mosquitos em residências mostra que muitos estão colocando em risco a saúde de famílias e comunidades.

Os últimos dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontam que Linhares registrou neste mês de janeiro 300 pacientes confirmados com dengue. O número de casos notificados chegou a 524. Do total de pacientes confirmados com a doença, três precisaram ser hospitalizados.

Outro dado apontado pelo LIRAa é que a maioria dos criadouros está relacionado a hábitos culturais das pessoas como o descarte irregular de lixo em terrenos baldios, o uso de pratinhos para plantas, ralos não usados mas abertos, caixas d’água parcialmente tampadas ou usadas para coleta de água de chuva e calhas.

>> Vacinação sem agendamento na Serra neste sábado (27)

A presença de tantos possíveis criadouros de mosquitos em residências mostra que muitos estão colocando em risco a saúde de famílias e comunidades.

“O mosquito Aedes aegypti deposita ovos em ambientes com pouca água e protegidos do sol e do vento. Se as pessoas mantiverem em suas casas e quintais objetos nessas condições, em algum momento elas serão incomodadas por esse inseto, ou pior, ficarão muito doentes. Quanto mais criadouros, mais mosquitos, que uma vez infectados com o vírus, infectarão mais pessoas, formando um ciclo vicioso.”, explica supervisora Geral de Endemias da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Linhares, Luzinete Urbano da Silva

Além de identificar água em qualquer recipiente para depositar ovos, as fêmeas do mosquito não colocam todos em um só lugar, garantindo assim, que ao menos uma porção de mosquitos sobreviva. Outro fato à favor dos insetos é a incrível resistência dos seus ovos, capazes de sobreviver por vários meses, mesmo sem água.

O LIRAa também apontou que os bairros com maior índice de infestação e, principalmente, de criadouros de mosquitos no interior dos imóveis foram: Aviso; Canivete; Palmital; Vila Isabel; Linhares V e Movelar.

Agentes de endemias atuam o ano todo

As visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) são realizadas durante todo o ano, além de monitoramento de locais de risco e, se necessário, é executado o tratamento de locais que possam vir a ser foco de larvas e vetores. Durante as visitas, ainda são ofertadas ações educativas e de sensibilização da comunidade para a causa.

Com sintomas procure a Unidade de Saúde

O acompanhamento junto ao profissional de saúde é importante pois a dengue podem gerar complicações para a saúde do paciente.

Nos casos de dengue, os sintomas de alerta são dores abdominais fortes, vômitos persistentes e formas de sangramento, indicando que a doença evoluiu para sua forma grave.

Para tratar os moradores acometidos pela dengue, Linhares possui 35 unidades de saúde, onde a população pode buscar atendimento e também receber hidratação oral ou venosa, de acordo com a orientação do médico.

Monitoramento

O LIRAa é realizado quatro vezes ao ano. O resultado apresenta a situação de risco dos bairros, com os principais criadouros encontrados. Dessa forma é possível direcionar ações específicas para obter um controle mais eficaz dos mosquitos.

Cuidados importantes

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos; (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Vacinação sem agendamento na Serra neste sábado (27)
Cariacica vai receber doses da vacina contra a dengue em fevereiro
Serra terá teste rápido contra hepatites virais neste sábado
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (25)
Vacina da dengue agrega outras estratégias de combate
Vinte municípios capixabas receberão a vacina contra dengue
SUS: vacinação contra a dengue começa em fevereiro
Dengue: Secretaria de Saúde de Aracruz faz alerta à população
UBS da Serra promove ação de prevenção à Hanseníase
Vacina contra gripe e covid por livre demanda em Vila Velha

TAGS:
LINHARES | CASOS | DENGUE | PACIENTES | REGISTRO