AGROPECUÁRIA
Linhares sediará a Feira de Touros Pró-Genética em julho
Na feira, serão ofertados os animais PO, registrados e com um potencial produtivo superior
Em 23/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Feira de Touros Pró-Genética faz parte do Programa Pró-Genética, concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e apoiado pela Prefeitura de Linhares, pelo Governo Federal e Estadual, junto ao Sindicato Rural de Linhares, Incaper e Idaf.
Os pecuaristas capixabas já podem reservar o dia 14 de julho na agenda: é que será sediada em Linhares a Feira de Touros Pró-Genética, no Parque de Exposições, no bairro Novo Horizonte (BNH). Na feira, serão ofertados animais Puro de Origem (PO), registrados e com potencial produtivo superior, com negociação direta com os criadores.
A Feira de Touros Pró-Genética faz parte do Programa Pró-Genética, concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e apoiado pela Prefeitura de Linhares, pelo Governo Federal e Estadual, junto ao Sindicato Rural de Linhares, Incaper e Idaf.
O Programa Pró-Genética visa aumentar a produção de carne e leite, por meio da utilização de touros melhoradores, e proporcionar ao produtor rural possibilidades de aumento de renda, com a melhoria da produtividade, conforme explicou o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, que comentou sobre a realização da feira.
“A feira possibilita a troca de experiências e a aquisição de animais com potencial produtivo, propiciando melhorias nos índices econômicos na pecuária bovina, por meio do melhoramento genético do rebanho. O resultado vai sendo consolidado à medida que o gado tem uma melhor genética, potencializando a produção de leite e os processos que levam a uma carne de melhor qualidade. O resultado é o aumento da renda e novas oportunidades no campo”, frisou o secretário.
A negociação será livre entre vendedor e comprador, e o preço médio sugerido para a comercialização dos animais é correspondente a aproximadamente 50 arrobas de boi gordo.
A comissão organizadora da Feira de Touros Pró-Genética buscou parceria junto às instituições bancárias e cooperativas para atender aos produtores interessados na aquisição dos animais com linhas de crédito específicas.
Critérios para comercialização
Os touros ofertados na feira precisam atender às seguintes especificações: ter idade compreendida entre 18 e 42 meses, de forma a possibilitar ao produtor rural o seu uso imediato no rebanho; possuir exame andrológico positivo, atestando sua qualidade como reprodutor; possuir exame negativo para brucelose e tuberculose; e ter peso mínimo de acordo com a raça, idade e regime alimentar.
Substituição do animal
Caso o animal esteja inapto à reprodução em até seis meses após a compra, por problemas anatomo-fisiológicos previamente existentes e anteriores à sua aquisição, devidamente confirmados por laudo técnico firmado por médico veterinário, cabe ao vendedor a substituição do animal no local onde ocorreu a feira. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)
Leia também:
> Comprovação da vacinação contra febre aftosa vai até sexta
> Vacinação contra febre aftosa no ES termina na terça-feira
> Leilão para contratar frete para ProVB será nesta quinta (26)
> Idaf alerta proibição de uso de agrotóxicos em área urbana
> In vitro: Serra vai debater técnicas genéticas para bovinos
> Espírito Santo iniciou campanha de vacinação contra aftosa
> Doença nos cascos afeta produção e bem-estar dos bovinos
> Queda da produção de leite é prejuízo causado pela mastite
> Associação de remédios pode acelerar tratamento dos bovinos
> Idaf entrega 27 certificados de Selo Arte para 8 agroindústrias
TAGS: FEIRA | TOURO | ANIMAIS | PRODUTIVO | LINHARES