NEGÓCIOS

Lojas Renner é a varejista com maior percepção de valor, dizem stakeholders.

Renner sentiu a queda do segmento ao encerrar o primeiro trimestre de 2016.

Em 11/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Renner é uma das varejistas que sentiu a queda do segmento ao encerrar o primeiro trimestre de 2016 com retração de 10,5% no lucro liquido em comparação no mesmo período do último ano, passando para R$ 65,5 milhões. A diminuição no ritmo de vendas, a reoneração da folha de pagamento dos funcionários e o aumento do custo de energia elétrica foram alguns dos fatores que afetaram os resultados da gaúcha negativamente no período.

Para atravessar a crise, a Renner aderiu à tática da “união faz a força” ao olhar com mais afinco para a sua cadeia de stakeholders, entendendo a importância de cada agente dentro da sua linha de negócio. A estratégia da rede deu certo e a marca conseguiu gerar percepção de valor tangível e intangível aos seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade.

A constatação é da pesquisa Mais Valor Produzido (MVP) – Varejo Geral 2016, desenvolvida pela DOM Strategy Partners, que elegeu a loja de roupas e acessórios como a varejista que melhor soube entregar valor aos seus públicos, após ouvir mais de 300 empresas do segmento no período de janeiro a abril de 2016. O objetivo do MVP é justamente saber como as empresas nacionais geram e criam valor não só para si, mas também para o seu chapéu de stakeholders.

Numa escala de 0 a 10, a loja teve nota 7,82, liderando o ranking que traz a Mundo Verde em segundo lugar, com a pontuação 7,80; a Netshoes na terceira posição com 7,57, além da Dafiti e Dileto que ficaram no quarta e quinto lugares com métricas de 7,54 e 7,48, respectivamente.

“Qualidade de relacionamento com clientes e grau de transformação foram os ativos mais lembrados, entre os 62 mensurados na pesquisa, quando a pergunta aos stakeholders se referia às principais características da marca”, conta Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e idealizador da pesquisa MVP.

Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor da Marca, Governança, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento e Uso das Tecnologias Digitais foram alguns dos ativos estratégicos avaliados pela DOM para as varejistas figurarem no top five do ranking.

Quanto à metodologia Mais Valor Produzido, o levantamento se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

Já a resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Confira a lista abaixo com os resultados das 05 varejistas mais valiosas do Brasil.

Varejo Geral

Renner - Nota 7,82

Mundo Verde - Nota 7,80

Netshoes - Nota 7,57

Dafiti - Nota 7,54

Diletto - Nota 7,48

Sobre a DOM Strategy Partners

A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim perfomance superior e foco centrado em resultados comprovados.

Por Raphael Mathias/Image Comunicação