CIDADE
Últimos dias para inscrição no edital do Vitória 360º
As inscrições podem ser feitas online até o dia 17 de janeiro de 2020.
Em 07/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Artistas que quiserem participar do edital de intervenção artístico-urbano do monumento Vitória 360º devem ficar atentos. As inscrições estão na reta final e podem ser feitas online até as 18 horas do dia 17 de janeiro de 2020.
O edital prevê que a obra seja realizada até maio de 2020. Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta e deve comprovar residência no município de Vitória por meio de comprovante no próprio nome. O edital faz parte do projeto A Arte é Nossa, que realiza intervenções de arte urbana em diferentes pontos da capital.
O artista selecionado vai receber R$ 25 mil, oriundos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3132-2068.
Vitória 360 graus
Inaugurado em setembro de 2017, o monumento anamórfico "Vitória 360 Graus" forma o nome "Vitória" e integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico.
Criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho, o monumento possui quatro metros de profundidade, cerca de 2,5 m de altura e 12 m de comprimento. O designer explicou que foi pensado em algo diferente para que pudesse ser visto, frequentado e fotografado pela sua originalidade.
O monumento, inicialmente, foi inaugurado na cor branca, mas a proposta é que ele sempre esteja em transformação com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, sejam elas realizadas por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.
A Arte é Nossa
O projeto A Arte é Nossa realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas com grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura.
O objetivo é devolver aos moradores de Vitória os espaços públicos da cidade de forma mais poética, valorizando e estimulando a criatividade do artista local, além de reforçar a importância da cultura como elemento de transformação das cidades.
Serviço
Inscrições para o projeto A Arte é Nossa no monumento Vitória 360 Graus
Quando: até as 18 horas do dia 17 de janeiro de 2020
Edital: clique aqui
Inscrições: clique aqui
Mais informações: (27) 3132-2080 | (27) 3132-2076
LEIA TAMBÉM
Obra de macrodrenagem na rua Moacir Strauch será concluída até o fim deste mês
As obras de ampliação da rede de macrodrenagem na rua Moacir Strauch, na Praia do Canto, serão concluídas até o dia 31 de janeiro.
As intervenções no local tiveram início em junho de 2019 e foram interrompidas em agosto, a pedido da comunidade, sendo retomadas na metade de dezembro, no início do período das férias escolares. Ou seja, os trabalhos serão finalizados até o início do ano letivo, previsto para o próximo dia 3 de fevereiro.
"É uma obra que teve a sua prorrogação pedida pela própria comunidade para que nós não atrapalhássemos o funcionamento de escolas e academias durante o período normal do ano. Agora, com as férias escolares, a Prefeitura trabalha para concluir essa obra. Também fizemos a reurbanização da Rua da Grécia, onde estamos fazendo o paisagismo e também vai ser recapeada com novo asfalto. A drenagem do local também complementa toda a obra", explicou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Interdição
Por conta do trabalho, está interditado para veículos o trecho da rua Moacir Strauch entre as ruas da Grécia e Jaime Martins. O acesso para os pedestres continuará liberado em todo o trecho.
Os motoristas que precisarem acessar a rua Jaime Martins ou o trecho já concluído da rua Moacir Strauch terão que seguir pela avenida Rio Branco, retornar embaixo da Ponte Ayrton Senna e entrar à direita na rua Jaime Martins, retornando pela mesma via.
Intervenção
"A intervenção foi iniciada em 20 de junho do ano passado e o trecho entre a baía de Vitória e a rua Jaime Martins (70 metros) já foi concluído. Na primeira etapa, uma máquina escavou a rua e células pré-moldadas foram instaladas para compor a galeria. Na segunda etapa (trecho da rua Jaime Martins até a rua da Grécia), o serviço está sendo o mesmo", explicou o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.
Segundo ele, em agosto, os moradores e comerciantes da Praia do Canto e do Barro Vermelho decidiram por votação unânime, em uma reunião pública, pela paralisação da obra e sua retomada no período das férias escolares, o que foi prontamente atendido. - (Com informações da Prefeitura de Vitória)