POLÍTICA NACIONAL
Lula tenta avançar em acordo entre Mercosul e União Europeia
Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado
Em 21/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos.
O andamento das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi o tema da conversa por telefone entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na tarde desta segunda-feira (20).
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos.
>> Lula sanciona lei que regulamenta a profissão de sanitarista
“Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”, informou a assessoria.
A finalização do acordo também foi tratada recentemente em conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.
A presidência do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que já defendeu a saída da Argentina do bloco econômico. Depois, Milei recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no Mercosul, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.
Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países. (Por Sabrina Craide/Agência Brasil)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Lula sanciona lei que regulamenta a profissão de sanitarista
> Presidente Lula sanciona uma lei para reduzir filas do INSS
> Revisão da meta será avaliada no momento certo, afirma Tebet
> Senado aprova reforma tributária; texto volta à Câmara
> Senado aprova protocolo de proteção às mulheres
> Brasil vai contratar 2 milhões de casas populares até 2026
> Lula pede que obras avancem sem “repetir possíveis equívocos”
> Empresários entrega propostas de melhorar acesso ao crédito
> Lula defende acesso a crédito em reunião com Conselhão
TAGS: LULA | ACORDO | MERCOSUL | UNIÃO EUROPEIA | NEGOCIAÇÕES