POLICIA
MA terá policiais em ônibus para evitar ataques, diz governo.
Medida foi aprovada em reunião entre o governo, empresários e prefeitura.
Em 22/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir deste domingo (22), o sistema de segurança pública com o apoio de fiscais do Procon e da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) vai monitorar as empresas de ônibus para assegurar a circulação normal do transporte público na Região Metropolitana de São Luís. Entre as medidas tomadas para fazer o monitoramente está a presença de policiais nos ônibus. A medida foi aprovada durante reunião entre o governo do Maranhão com representantes da Prefeitura de São Luís, sindicatos dos rodoviários e empresários.
A adoção de novas medidas de segurança foi instituída pelo governador Flávio Dino em reunião na manhã deste domingo (22), no Palácio dos Leões, em São Luís. De acordo com o governador, o monitoramento direto sobre as empresas de ônibus tem como objetivo garantir a circulação normal dos coletivos, sobretudo no período noturno. “O monitoramento e a fiscalização terão a presença de oficiais da PM, do Procon e da MOB. Transporte coletivo é serviço público essencial”, enfatizou Flávio Dino.
Os ônibus voltaram a circular na manhã deste domingo. Na noite desse sábado (21), eles haviam sido recolhidos às garagens das empresas pelos motoristas, mesmo sem orientação dos sindicatos dos rodoviários e dos empresários.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), José Luiz Medeiros, explicou que, na reunião, as empresas assumiram o compromisso de que os ônibus irão circular sem nenhuma interrupção, inclusive no período noturno com os chamados corujões. “A população pode confiar que os ônibus rodarão hoje à noite normalmente, aconteça o que acontecer”, garantiu.
Para José Luiz, o governo tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população e o SET vai ajudar assegurando a normalidade do serviço público de transporte. O número de veículos que serão disponibilizados pelas empresas será checado dentro das garagens para confirmar a circulação da frota disponível. “Nós vamos colaborar com o Governo no sentido que não paralisaremos mais, em nenhum momento, o sistema de transporte”, reiterou o presidente do Sindicato.
Pacote de segurança
Além, da presença de policiais embarcados em ônibus, blitzen, incursões nos bairros para patrulhamento e captura de procurados da Justiça, dentro do pacote de segurança instituído pelo governo do Maranhão está a vinda de homens da Força Nacional, que devem chegar nesta segunda-feira (22).O conjunto de ações que garantiu a prisão de mais de 50 pessoas, grande parte envolvida nos ataques a coletivos iniciados na última quinta-feira (19). A mobilização de todo o efetivo, inclusive dos policiais de folga, para reforçar as ruas, inibiu novos ataques e amenizou a sensação de insegurança da população.
Após dias de medo e violência, usuários e trabalhadores do sistema de transporte público experimentaram algumas horas de tranquilidade na capital maranhense. Os ônibus voltaram a circular na manhã deste domingo.
14 ataques a ônibus
De quinta-feira (19) a sábado, foram 14 ataques consolidados e tentativa de ataques a ônibus cometidos. Do total, foram seis casos de coletivos totalmente queimados e outros oito tentativas frustradas ou com veículos parcialmente destruídos neste período.Na tarde de sábado, comerciantes fecharam as portas com medo das ameaças de criminosos disseminadas na comunidade do Coroadinho – quarta maior favela do país e a primeira do Norte e Nordeste, segundo o IBGE –, em São Luís.
Na noite desse sábado, o Batalhão Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu um suspeito que atearia fogo a pneus na avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do bairro do Vinhais, em São Luís. À equipe da PM-MA, o suspeito afirmou que não faria um atentado, mas sim um protesto contra a violência.
Fonte: g1-MA