POLÍTICA INTERNACIONAL
Macri busca ampliar apoio e barrar Kirchner nas eleições
Nas eleições deste domingo, estarão em jogo 40 de seus assentos na Câmara.
Em 21/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O presidente argentino Mauricio Macri enfrenta neste domingo (20) seu primeiro desafio eleitoral desde que assumiu o poder, em 2015. Os argentinos irão às urnas em eleições legislativas para renovar um terço do Senado e metade da Câmara dos Deputados.
Enquanto o presidente busca mais apoio para aprovar suas reformas, também se preocupa em barrar o avanço da ex-presidente e líder da oposição Cristina Kirchner (2007-2015), que poderia conquistar uma cadeira no Senado.
A coalizão de centro-direita de Macri, Cambiemos, no poder desde dezembro de 2015, não conta com maioria relativa (87 de 257 deputados, 15 de 72 no Senado), mas conseguiu governar mediante alianças pontuais. Nestas eleições, estarão em jogo 40 de seus assentos na Câmara e 15 no Senado. Veja o gráfico abaixo.
(Foto: G1/ Arte)
Analistas consultados pela agência Associated Press disseram que até pouco tempo atrás as eleições estavam “fechadas” com um triunfo previsto da Cambiemos nacionalmente e em províncias-chave, graças em parte a uma leve recuperação da economia, que o governo exibe como um estandarte. As pesquisas chegaram a indicar que o governo poderia obter mais de 40% dos votos em uma projeção nacional.
Mas a descoberta do corpo do ativista Santiago Maldonado, cujo desaparecimento provoca um grande debate público, poderia prejudicar o resultado. Uma das principais suspeitas, sobretudo por parte da família e de organizações de direitos humanos, é de que policiais foram responsáveis por seu desaparecimento. Nesta sexta, o irmão de Maldonado afirmou que reconheceu o corpo do ativista.
A Justiça investiga se o jovem foi vítima de um desaparecimento forçado pela polícia durante um protesto de apoio à causa dos indígenas mapuche no sul do país. Candidatos do oficialismo e da oposição suspenderam suas campanhas quando um corpo que pode ser do ativista foi descoberto.
Impacto do caso Maldonado
Analistas observam se o caso terá impacto principalmente na província-chave de Buenos Aires, onde as eleições primárias de agosto foram acirradas. Cristina Kirchner, candidata ao Senado pela coalização de centro-esquerda Frente para a Vitória, venceu por pouca diferença do candidato do governo, Esteban Bullrich. Trata-se do distrito com maior peso eleitoral em todo o país.
(Foto: AFP/ Juan Mabromata, Eitan Abramovich)