POLÍTICA INTERNACIONAL
Maduro anuncia nova equipe de ministros com maioria feminina
Presidente usou Twitter para avisar de mudanças e falou de revolução feminista.
Em 14/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, nesta quinta-feira (14), parte do gabinete que vai compor o seu governo durante o novo mandato do chavista reeleito em maio. Dos 11 ministérios anunciados, 6 serão chefiados por mulheres (ao todo há 29, mas Maduro não mencionou os demais).
Além dos novos ministros, Maduro nomeou Delcy Rodríguez, até então presidente da Assembleia Constituinte do país, para a vice-presidência executiva.
"Designei como vice-presidente executiva uma mulher jovem, valente, aguerrida, filha de mártir, revolucionária e provada em mil batalhas; nossa irmã Delcy Eloína Rodríguez", declarou Maduro no Twitter no início da tarde desta quinta-feira (14).
Ela substituirá Tareck El Aissami, que, segundo afirmou Maduro, irá para o recém criado Ministério de Indústrias e Produção Nacional.
O presidente da Venezuela também nomeou outras seis mulheres para ministérios neste mandato. Durante a nomeação, Maduro falou em "revolução feminista" na Venezuela.
Juízes exilados pediram anulação das eleições
O anúncio do novo gabinete ocorre um dia depois de magistrados do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela pedirem a anulação das eleições de maio e uma investigação contra Nicolás Maduro.
Os juízes exilados decidiram aceitar o recurso apresentado pela venezuelana Adriana Vigilanza García contra o sistema eleitoral, invalidando o uso do sistema eletrônico de votação e apuração para a escolha dos ocupantes dos cargos públicos do país.
Além disso, eles determinaram a abertura de investigações para estabelecer se houve "responsabilidade penal" dos diretores do CNE, acusados de terem cometido crimes eleitorais.
Como o tribunal foi destituído pelo governo de Nicolás Maduro, a decisão dificilmente terá validade na Venezuela.
Veja quem são os novos ministros anunciados por Maduro
(Anúncios foram feitos pelo Twitter)
-
Ministério de Indústrias e Produção Nacional: Tareck El Aissami
-
Ministério de Pesca e Agricultura: Dante Rivas
-
Ministério do Comércio Exterior e Inversão Nacional: Yomana Koteich
-
Ministério da Agricultura Urbana: Mayerlin Arias
-
Ministério do Turismo: Stella Lugo
-
Ministério de Obras Públicas: Marleny Contreras
-
Ministério do Transporte: Hipólito Abreu
-
Ministério do Trabalho: Eduardo Piñate
-
Ministério da Mulher: Caryl Bertho
-
Ministério do Ecossocialismo: Heryck Rangel
-
Ministério de Atenção às Águas: Evelyn Vásquez
(Foto: Marco Bello/Reuters)