SAÚDE
Maduro demite ministra da Saúde após divulgação de dados negativos.
O Ministério da Saúde venezuelano não divulgava dados desde julho de 2015.
Em 12/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A ministra da Saúde da Venezuela, Antonieta Caporale, foi destituída de seu cargo, conforme publicação de decreto na noite desta quinta-feira (11). De acordo com o jornal argentino "Clarín" e com a TV local "Telesur", a demissão ocorreu após a divulgação da alta das taxas de mortalidade infantil e materna no país.
No lugar de Caporale, o governo venezuelano nomeou Luis Salerfi López, secretário de saúde do estado de Aragua.
No dia 10, o Ministério da Saúde revelou aumento de 30% nos índices de mortalidade infantil no país e de 65% da morte de mulheres durante o parto nos últimos dois anos.
Os dados mostraram também que o número de casos de malária subiu 76% no último ano e que doenças como difteria e zika também tiveram aumento de incidência.
O Ministério da Saúde venezuelano não divulgava dados desde julho de 2015, assim como acontece com outras áreas do governo.
No quarto ano de uma profunda recessão, a Venezuela sofre com a falta de remédios e de equipamentos médicos básicos. A principal associação farmacêutica do país afirma que há escassez de cerca de 85% dos medicamentos.
Milhões de pessoas são afetadas pela escassez de comida e pela alta inflação, o que tem levado milhares às ruas para protestar contra Maduro.