CIDADE
Maio Amarelo: ação educativa encerra mês sobre o trânsito
Ação educativa conscientizando para trânsito mais humano encerra ações do Maio Amarelo.
Em 30/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A ação ocorreu na manhã deste domingo (29), na Praia de Camburi, reunindo equipes das secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran) e de Segurança Urbana (Semsu).
Com agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória e a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito, uma ação educativa encerrou as atividades do encerra mês de conscientização sobre o trânsito, internacionalmente conhecido como "Maio Amarelo".
A ação ocorreu na manhã deste domingo (29), na Praia de Camburi, reunindo equipes das secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran) e de Segurança Urbana (Semsu).
"Acho muito importante esse tipo de ação, ainda mais para as crianças que estão num momento de aprendizado, e que serão motoristas no futuro", avaliou o empresário Eduardo Azevedo, 41 anos, que estava acompanhado de sua filha, Bettina, de 4 anos.
A pequena conheceu e interagiu na Transitolândia, uma minicidade colorida e educativa. O objetivo é que, de forma lúdica e participativa, crianças e jovens desenvolvam consciência crítica e construtiva e percebam a importância do respeito às leis de trânsito. "Getinho", o mascote da Setran, ensinou a menina a atravessar a rua com segurança.
"Nós tivemos como atendimento do público alvo cerca de 5 mil pessoas, fomos para as escolas, praças, Nós cruzamentos, principalmente, com abordagem da travessia da faixa de pedestres. Juntos, a gente pode realmente salvar vidas. O maio amarelo é um movimento internacional e com abordagem lúdico para a criança aprender brincando", ponderou a gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Silva Nitzel.
Salvar vidas
A equipe de Projetos Sociais da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) mostrou ao público uma apresentação visual sobre o tema da campanha. Foram distribuídos panfletos orientativos, e as crianças puderam tirar fotos no quadriciclo e na viatura com os agentes.
"No trânsito, todos nós possuímos responsabilidades. O condutor, o motociclista, o ciclista, o pedestre, todos devem respeitar as leis de trânsito para um trânsito mais seguro. Realizamos diversas ações de abordagem, fiscalização, educação com o intuito de reduzir o número de acidentes fatais em nossa capital. Nosso principal objetivo é salvar vidas", afirmou o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Brunno Xavier.
Campanha
Maio Amarelo é uma campanha internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês tornou-se referência mundial para as ações realizadas pela educação no trânsito.
Leia também:
> Prefeitura da Serra homologa Diretrizes da Educação Especial
> Seme convoca professores para atuar nas unidades de ensino
> Aluno da Rede Estadual é aprovado em intercâmbio nos EUA
> Enem: prazo para pagar a taxa de inscrição acaba nesta sexta
> ‘Dia da Família na Escola’ é realizado em uma escola da Serra
> Defesa Civil de Cachoeiro leva orientações para as escolas
> Inscrições abertas para projeto de introdução à computação
> Projeto em Vitória sensibiliza as crianças sobre cidadania
> Serra: crianças e adolescentes se formam em curso de violão
> Inscrições para o Encceja 2022 estão abertas até 4 de junho
TAGS: EDUCAÇÃO | VITÓRIA | TRÂNSITO | CONSCIENTIZAÇÃO | MAIO AMARELO