TEMAS GERAIS

Maio Amarelo: Vila Velha inicia campanha com simulação

Vila Velha dará início à campanha do Maio Amarelo com simulação e testes de bafômetro.

Em 30/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Neste ano, a programação conta com uma importante novidade: um simulador de acidente, que estará disponível ao público em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Na próxima segunda-feira (5), Vila Velha dará início à campanha Maio Amarelo com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A abertura oficial será realizada às 9h, em frente à sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.
 
Neste ano, a programação conta com uma importante novidade: um simulador de acidente, que estará disponível ao público em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ferramenta permite que os participantes vivenciem, de forma segura, os efeitos de uma colisão, reforçando a importância do uso do cinto de segurança e da direção responsável.
 
Além disso, os agentes da Guarda Municipal realizarão demonstrações de testes de etilômetro (bafômetro), com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool.
 
As ações de conscientização junto à população acontecerão durante todo o mês.

“Programamos várias ações. As equipes da Guarda realizarão palestras nas escolas municipais, empresas e na PMVV. Também serão realizadas blitze educativas em vários pontos do município e faremos blitze nos bares com a presença do mascote da GMVV, o Taticão”, afirma a subinspetora de Educação para o Trânsito, Clarisse Senatore.

Além disso, em parceria com a Seguradora Multiplus, três veículos acidentados serão colocados em pontos estratégicos da cidade como: no Posto Treviso (subida da Terceira Ponte), na Praia da Costa; na praça dos Ciclistas, em Itaparica; e na avenida Carlos Lindenberg, na Glória. O intuito dessas ações é alertar os cidadãos sobre os riscos das imprudências no tráfego.
 
O secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, destaca a importância da contribuição de todos para tornar o trânsito mais seguro.

“Esse é um mês de conscientização. O trânsito não se resume apenas aos motoristas. Pedestres e ciclistas também fazem parte dele. Precisamos de cumprir as normas de trânsito e ter comportamentos seguros. Assim, podemos criar um ambiente viário mais seguro, com menos acidentes e vítimas”, afirmou.

Já a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, ressalta que as ações preventivas e educativas são realizadas ao longo do ano.

“Durante os meses, realizamos ações pela cidade. No entanto, os condutores precisam ter consciência e respeitar as sinalizações verticais e horizontais das vias, pois toda colisão tem uma infração de trânsito que foi desrespeitada antes”, ressalta. (Semcom/PMVV)

Leia também:

INSS aponta 1,9 milhão de pedidos para excluir desconto
Aquaviário e Transcol terão reforços para a Festa da Penha
Comissão aprova porte de arma para oficiais de justiça
Especialista tira dúvidas sobre o formato de imóvel smart use
Confira dicas de segurança para as viagens no Feriadão
Serra atende 2,1 mil pessoas no mutirão solidário de Nova Almeida
Prefeitura da Serra mobiliza 500 pessoas em rede de solidariedade

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET